30 de outubro de 2016 – 31º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Dizem que a sorte só passa uma vez à nossa porta e que é preciso aproveitá-la. O Evangelho mostra-nos uma cena que se pode interpretar nesse sentido. O publicano Zaqueu não quis perder a ocasião de um encontro com Jesus que passava perto dele. Sobe a uma árvore para chamar a atenção. Jesus descobre o seu interesse e faz uma etapa na sua casa. Foi um encontro salvador.

Senhor, amigo da vida!

Senhor, amigo da vida! Que bem soa esta expressão no íntimo do crente! Na verdade, este atributo fica tão bem a Deus! Semeou generosamente a sua bondade em toda a criação, e esta foi desenhada como um paraíso para deleite e encanto dos seres humanos.

Apesar do nosso pecado, todas as coisas são amadas por Deus que, de outro modo, não as teria criado. E, porque é amigo da vida, veio à procura do que estava perdido. Por isso, sai à rua e às encruzilhadas dos caminhos para Se encontrar com a gente, sobretudo com os mais necessitados de equilíbrio e redenção. Anda sem Se cansar, oferecendo e espalhando o Evangelho. Os seus encontros com as pessoas costumam ser saudáveis e reveladores.

O Evangelho dá a entender que Zaqueu tinha muita vontade de se encontrar com Jesus. Precisaria ele desse encontro pela vida que tinha levado anteriormente? O certo é que teve muita dificuldade em chegar até Ele, não só porque a multidão o impedia, mas, principalmente, porque era de pequena estatura.

Que grande verdade! Às vezes, as pessoas não nos facilitam o nosso encontro com Jesus. Não temos disso experiência? Zaqueu e tantos de nós somos de pequena estatura, porque, tendo desenvolvido pouco a nossa personalidade, ficámos um tanto ao quanto anões. E é, precisamente, por causa disso que damos tanto valor à estatura humana de Jesus.

Zaqueu não queria perder aquela oportunidade. Jesus, ao vê-l’O no sicómoro, cruza o seu olhar com o dele, dá-Se conta do seu desejo e autoconvida-Se a ficar na sua casa. Não Lhe importa o que os outros digam. Ele sabe perfeitamente que viera salvar o que estava perdido.

O encontro acaba por ser extraordinariamente saudável para Zaqueu e para toda a sua família. Uma amostra da conversão verdadeira é a penitência de solidariedade que a ele próprio se impõe:

«Olha, Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais».

Zaqueu deve ter ficado com um sorriso enorme nos lábios e com muita alegria no coração. Ele experimentou, no contacto com Cristo, uma paz e uma alegria que nem o dinheiro nem os outros prazeres são capazes de dar.

Jesus veio para os que andam perdidos.

Mas, há outra coisa bonita neste relato que não pode ser esquecida e a qual mudou a vida de Zaqueu: Jesus veio para os que andam perdidos.

Não é de estranhar, por isso, que todo o povo tivesse ficado admirado com a atitude de Cristo. Como poderia Jesus hospedar-Se na casa de um traiçoeiro, de um ladrão do seu próprio povo? (Porque cobradores de impostos eram empregados dos romanos). O que a multidão não sabia é que as pessoas sãs não precisam de médicos, mas as doentes sim.

Por isso Jesus não repreendeu Zaqueu por ser um homem altamente desonesto. O próprio Zaqueu reconheceu que sendo amigo de Jesus, agora, deveria mudar de vida e antes que Jesus dissesse qualquer coisa Zaqueu tomou uma decisão. Resolveu dar metade dos seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais ao que foi defraudado. Ao que Jesus replicou: «Hoje a salvação entrou nesta casa».

A verdade é que Jesus está interessado em procurar os perdidos. Em Lucas 19,10, Jesus diz claramente: «Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido».

Vemos assim que Deus está sempre à procura do pecador. Assim tem sido desde a criação: «Adão onde estás?» (Gen 3, 9) ou «O que fazes aqui Elias?» (1 Reis 19, 9).

Deus não espera que nos entreguemos a Ele depois de nos tornarmos santos e bons. Ele espera que nos entreguemos a Ele tal como somos. É Ele quem nos vai transformar.

Talvez hoje Deus esteja a falar a alguma pessoa que se sinta completamente distante de Deus. Lembra-te, pois, que Jesus veio buscar e salvar o perdido. Jesus passa hoje e deseja repousar em tua casa. Convida-O para entrar. Pede-Lhe que perdoe os teus pecados porque, por Seu amor, Jesus salvou-te.

Check Also

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família

5 de maio de 2024 No primeiro Domingo deste mês de maio celebramos o Dia …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.