Catequese de adultos

COM ADULTOS, CATEQUESE ADULTA !

O tema “Com Adultos, Catequese Adulta” e o lema “Crescer rumo à maturidade em Cristo” (Ef 4, 23) apontam para a necessidade de uma catequese que responda aos problemas e interrogações, às necessidades e aspirações dos adultos no contexto actual. Busca-se um olhar mais atento à realidade, em que os adultos estão mergulhados, para conhecer os desafios que daí emergem para a vivência da fé.

1.º “Com adultos, Catequese adulta”

Impulsionados pelas palavras de João Paulo II: “A catequese é uma urgência no vosso país” e “fazei da catequese uma prioridade”, Nasce uma primavera caquéctica: Cursos, encontros, renovação de material, novos métodos, interacção fé e vida, comunidade como lugar da catequese, a bíblia na catequese, o novo catequista. Surgiram muitos frutos. A prática da catequese foi mudada.

2.º “Crescer rumo à maturidade em Cristo”

A opção em prol da catequese com adultos, longe de abandonar a catequese infanto-juvenil, tem como objectivo ajudar os adultos a crescerem na fé, na inserção na vida comunitária, ao compromisso da fé, rumo à maturidade em Cristo, pois “Urge que os adultos façam uma opção mais decisiva e coerente pelo Senhor e sua causa, ultrapassando a fé individualista, intimista e desencarnada”.

É dever da comunidade cristã oferecer aos adultos um projecto de educação da fé “segundo as possibilidades de vida dos adultos, levando em consideração as experiências vividas, os condicionamentos e desafios que eles encontram na vida, sua condição de adultos, como homens e mulheres no exercício de suas funções temporais, seus recursos espirituais e culturais em pleno respeito pelas diferenças”.

3.º Em busca de uma catequese com adultos

A Igreja “pretende buscar caminhos para uma catequese e formação permanente de adultos que os ajudem a viver o compromisso com Jesus e a sua proposta, numa Igreja de comunhão e participação. Isto implica em conhecer a situação sócio-cultural e religiosa dos adultos e as formas de catequese desenvolvidas junto a eles; reflectir uma espiritualidade e leitura bíblica que falem do adulto de hoje”.