Acólitos – História

acolitosA nossa Associação de acólitos foi criada no dia 16 de Junho de 1987 e apresentada à comunidade Paroquial no dia 21 de Junho de 1996 com a celebração da Investidura dos primeiros acólitos. A Paróquia conta com aproximadamente 19 elementos, 10 rapazes e 9 raparigas, são eles: Ana Luísa, Ana Margarida, Alice, Sara, Patrícia, Helga, Rita, Sofia, Andreia, Bruno, Ivan, José Pedro, Luis Miguel, Nuno Gonçalo, Ricardo Seromenho, Ricardo Dores, Ruben, Vítor, e Luis Manuel.

Para gerir e coordenar a actividade da Associação existe uma Equipa de Direcção constituída por 5 dirigentes, são eles: um assistente, um presidente, um vice-presidente, um secretário e um tesoureiro.

Para assegurar o serviço semanal, a Associação conta com uma escala de serviço em que 3 grupos asseguram as 3 celebrações na Paróquia.

Os chefes de grupo têm sobre si a responsabilidade de assegurar acólitos nas “suas” Missas e de lidar com qualquer imprevisto que nelas possa surgir.

A escala de serviço é rotativa, o que possibilita que um grupo não tenha que acolitar a mesma Missa dois fins-de-semana seguidos.

Para coordenar todo este serviço, existe na Paróquia, o Cerimoniário que coordena todo o serviço de altar, e que acumula as funções de presidente da Associação.

A Associação está ainda dividida em dois sectores, juniores e seniores, para além da escola de responsáveis, as reuniões são semanais – todos os sábados das 10h30 às 11h30 e das 17h30 às 18h30, Neste encontro preparamos as coisas necessárias para as celebrações do fim de semana, e dividimos as tarefas por cada um, afim de todos os elementos passarem por todos os serviços, é esse o nosso objectivo e vamos continuar a seguir esta meta.

A nossa formação é composta pela parte teórica com ensaios específicos de como utilizar e fazer as coisas na celebração, estes ensaios são dados pelo cerimoniário, e a parte doutrinal é dada pelo cerimoniário ou pelo assistente.

A nossa Associação tem uma sala ao seu dispor, por isso já equipamos a sala com um computador, secaner, impressora, uma biblioteca, e um armário para as túnicas.

A biblioteca é composta de livros litúrgicos, documentos da Igreja, passando por livros de encontros de jovens e preparações de várias celebrações especiais.

A Direcção da Associação criou um símbolo de reconhecimento para com os acólitos da paróquia, com sentido de responsabilidade, assiduidade, presença e dedicação, é um certificado de homenagem que é entregue na celebração solene do dia 21 de Junho aniversário da Dedicação da Igreja e do altar e aniversário da apresentação oficial da nossa associação de acólitos à comunidade Paroquial.

Investiduras e Renovação do Compromisso

Todos os candidatos passam por um período não inferior a 12 meses de formação teórica e prática.

A data escolhida para o ritual da investidura ou renovação do compromisso da associação é sempre o dia 21 de Junho, dia em que a igreja paroquial celebra o aniversário da sua dedicação e a criação da associação de acólitos.

Todos os elementos da associação têm o devido cartão de acólito enviado pelo Secretariado Diocesano e actualizado.

A Direcção da Associação de Acólitos é constituída por:

Assistente: Pe. António Rocha

Presidente: Luis Manuel

Vice-

Secretária:

Tesoureiro:

Para qualquer contacto poderá ser dirigido à:

Associação de Acólitos da Paróquia de S. Luis

Igreja dParoquial de São Luis