CPB

Curso de Preparação para o Baptismo

O Baptismo é o sacramento que introduz as pessoas na Comunidade dos Filhos de Deus. É o sacramento da iniciação cristã. É a porta de entrada na Família de Deus.

Exige, como é compreensível, um acto de fé daqueles que o recebem. Se adultos, eles próprios darão testemunho do seu querer. Se crianças, esse querer e fé serão testemunhados pelos pais e pela comunidade representada pelos padrinhos. Uma criança é, pois baptizada na fé dos pais e da Igreja.

É tão sublime o dom da Baptismo que sem violentar a liberdade adormecida da criança, se admite o seu desejo explícito de o receber.

Importa muito realçar e colocar no devido plano a importância do compromisso tomado pelos pais no Baptismo dos filhos.

Por esse compromisso testemunham a sua própria fé ou, ao menos, aceitam educar o seu filho na fé da Igreja.

Deus adopta-nos imprimindo em nós a imagem do seu próprio Filho único, Jesus Cristo.

Essa imagem de Cristo torna-nos dignos de ser chamados Filhos de Deus. Tão justamente filhos que ganhamos o direito da herança do Pai.