Pastoral da Saúde

A Pastoral da saúde teve início em Fevereiro de 1985, através dum documento publicado pelo Papa João Paulo II, denominado Dolentium Hominum, que entre outras coisas pede que organismos e instituições se dediquem aos problemas do sofrimento humano e da saúde das populações, instituindo-se a Pastoral da Saúde.

A Pastoral da Saúde faz parte essencial do projeto de assistência integral à pessoa doente, acolhendo a todos sem distinção de raça, religião, ideologia ou classe social.

O trabalho pastoral no mundo da Saúde é um serviço de amor à pessoa doente, que faz presente os gestos sanadores e salvadores de Jesus, Bom Samaritano que se inclina sobre a humanidade doente.

A pastoral, enquanto ação organizada da Igreja nesta área da Saúde, realiza-se através de programas específicos e diferenciados, concretizados por uma equipa de pastoral.

Na nossa Paróquia formou-se um grupo denominado Serviço de Doentes, que começou por apoiar doentes no seu domicílio.

Para além das visitas no domicílio e nos hospitais, foram renovadas estas e outras atividades, tais como: o Dia Mundial do Doente, que tem como ponto principal a celebração da Eucaristia com a celebração do Sacramento da Unção dos Enfermos aos doentes presentes,

Também aos doentes no domicílio, o sacerdote leva o Sacramento da Unção dos Enfermos.

Atualmente, o grupo continua a sua missão através da sua visita aos doentes no domicílio, lar e ao hospital.

Equipa:

Diácono Rogério Egídio