Pastoral Familiar

                                                               Pastoral Familiar

Preparação e Organização            

A ação pastoral familiar será efetiva se houver uma articulação estreita com as pastorais afins (catequese, juventude, vocações…) e movimentos que atuem nas e com as famílias.

Para responder à prioridade constante em todos os planos de Pastoral, criem-se uma equipa de Pastoral Familiar na Paróquia.

Criem-se equipas diversificadas para atuarem nos vários campos e situações familiares,

As equipas sejam preparadas para atuarem com competência e poderem responder aos desafios da família, independentemente de sua constituição ou forma de relação.

Pessoas especializadas e bem preparadas, técnicas modernas de comunicação e recursos didático-pedagógicos ajudem na operacionalização desta ação pastoral.

Conteúdo

O elemento básico dos conteúdos de ação da Pastoral Familiar é a realidade da família: o namoro, a sexualidade, o sacramento do matrimónio, a paternidade responsável, os métodos contracetivos, o aborto, o divórcio, as drogas, a relação entre pais e filhos, o relacionamento conjugal, e outros.

A Bíblia e os documentos do magistério sejam fontes principais para projetos de formação e atualização dos componentes das equipes de Pastoral Familiar.

As equipas da pastoral familiar devem conhecer os direitos e deveres da família assegurados por lei, para melhor atuarem no campo social.

A família é o lugar privilegiado para o anúncio, o acolhimento, a vivência e a celebração do mistério cristão e a defesa da vida.

Celebração

Os momentos significativos da vida das famílias sejam celebrados no lar, e tenham espaço destacado nas celebrações litúrgicas das comunidades.

A Semana da Família seja uma ocasião especial de reflexão e de celebração na comunidade.

Vivência e Apostolado

O acompanhamento das famílias novas é um desafio que precisa ser enfrentado com coragem e organização.

As equipes de pastoral não se omitam quando o campo de atuação estiver fora do ambiente religioso.

A Pastoral Familiar, como berço da formação cristã, proporcione, conjuntamente com a Catequese, condições para as famílias dos catequizandos da 1ª Comunhão Eucarística e Crisma e encontros periódicos com os pais para maior aprofundamento e vivência.

Equipa da Pastoral Familiar:

Assistente Espiritual – Pe. Rui Barros

Cristina  e António Pereira

Manuela e Pedro Barbosa

Lucília e José Leal

Graciete e Rogério Egídio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.