3 de julho de 2016 – 14º Domingo do Tempo Comum – Ano C

A Paz, fruto do Espírito Santo

Cantávamos com o salmista: a terra inteira aclame o Senhor! Louvamos a Deus, nesta Eucaristia, pela sua admirável ação pelos homens. A mão do Senhor manifestou-se aos seus servos, líamos na primeira leitura. De que modo? O profeta Isaías diz-nos que assim como uma mãe conforta o seu filho e o enche de carícias, levando-o ao colo, assim faz Deus connosco! Imaginemo-nos crianças confortadas, acarinhadas, levadas nos braços do nosso Deus. Sintamos a alegria da filiação divina. Sintamos o júbilo de sermos filhos muito amados. Sintamos a consolação da ternura de Deus, inundando o nosso coração! Bebamos o leite da consolação divina e fiquemos saciados! O Senhor fará correr para nós, rios de paz! Farei correr para Jerusalém a paz como um rio! Bem precisamos dessa abundância! Bem precisamos desse dom divino. A Paz é a síntese de todos os bens messiânicos. Peçamos ao Pai, por Jesus para que o Espírito Santo renove a face da terra e conceda a paz aos homens de boa vontade.

A messe é grande

Pedi ao Senhor da messe que mande trabalhadores para a sua messe.

Nestas palavras de Jesus vemos a solicitude do Bom Pastor pelas suas ovelhas. Ele quer que escutemos palavras de vida eterna para que tenhamos a vida com abundância. S. Lucas diz que o Senhor designou setenta e dois discípulos e enviou-os à sua frente. Ele precisa de homens e mulheres que dediquem a sua existência totalmente ao serviço do Reino.

Depois da sua morte e ressurreição confiou o encargo de apascentar as suas ovelhas aos discípulos, dizendo-lhes: Ide por todo o mundo e ensinai a Boa Nova! E os Apóstolos partiram de Jerusalém e anunciaram o Evangelho a todos os povos da terra.

Mas a messe é grande! Ontem como hoje. Por isso oremos pelas pessoas chamadas à vida consagrada. O Espírito Santo faça de toda a Igreja um povo orante, implorando vocações santas, cheias de amor e fidelidade ao Evangelho.

A presença de Maria inspira-nos confiança! Ela estava no cenáculo, orando com os Apóstolos quando o Espírito Santo desceu sobre eles e lhes deu sabedoria e força para anunciar a Boa Nova de Jesus. Peçamos ao Pai, em nome de Jesus, para que o Espírito Santo suscite na Igreja muitas e santas vocações e assim possa haver uma nova primavera do Evangelho.