“IDENTDADE DA FAMÍLIA”

A “identidade da família”, na perspetiva da criação e redenção, foi bem caraterizada pelo Vaticano II (na G. et S. nº 48): deve ser uma “íntima comunidade de vida e de amor”. E o Reino de Deus gira à volta do mesmo. Foi Cristo que resumiu o respetivo projeto e intervenção neste mundo: “Vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo  10,10). Isto é o fim, tudo o resto tem a caraterística de meios, embora com diferente significado. Assim, a qualidade do Mundo e da Igreja, depende da verdade das famílias, – comunidades de vida e de amor – em expansão quantitativa e afinação qualitativa, enquanto deve viver, comunicar e testemunhar o amor de Deus Criador e Redentor.

O valor fundamental é o amor que liga e cimenta a comunidade de pessoas com funções diversas: esposos, na respetiva de complementaridade masculina e feminina; pais, comunicadores do ser e estimuladores da liberdade e da personalidade dos filhos; irmãos que exercem a “fratria” (união) recíproca, além da complementaridade dos outros ascendentes e descendentes (cf. F.C. nº 48). Todas as pessoas precisam de ser reconhecidas, estimadas e estimuladas para serem elas mesmas, diferentes e complementares. Por aturada experiência, esta dinâmica só é possível na vida familiar integrada: a comunidade conjugal em busca da permanente conjugação adequada a cada fase da vida, continuando na educação aberta e responsável dos filhos, atenta aos outros familiares e ao meio ambiente eclesial e sócio-político.

 

Fonte: Revista Rosário de Maria

Ano 71| nº 748| junho de 2015

Autor: Fr. Bernardo Domingues, op

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.