Mensagem do Senhor Bispo do Algarve, aos Párocos e comunidades paroquiais.

A menos de um mês da realização da JMJ Lisboa 2023 e a cerca de duas semanas dos Dias nas Dioceses (DnD), sente-se já palpitar, e não só nos jovens/peregrinos, o aproximar-se do que é classificado com o maior evento alguma vez promovido e realizado em Portugal. Eu próprio tenho sido abordado por pessoas, com pouca prática cristã, interessadas em conhecer melhor o desenrolar deste evento, manifestando o desejo de acompanhar a sua realização e augurando o seu sucesso.
Esta mensagem tem o objetivo de vos situar sobre a realização dos DnD que, como sabeis, decorrerão entre o dia 26 e o dia 31 de julho, assumidos como dias de partilha de fé e de experiência eclesial nas Diocese/comunidades de acolhimento.
Entre nós, estes dias culminarão com a celebração da Missa de envio, no dia 30 de julho no Estádio Algarve, reservando-se o dia 31 para a viagem para Lisboa, Setúbal ou Santarém. Neste momento ainda não estão atribuídas as Dioceses e as Paróquias que acolherão os nossos jovens/peregrinos nos dias da JMJ.
É sobre esta celebração eucarística que vos pretendo falar, com o objetivo de pedir a vossa colaboração para mobilizarmos para a sua participação o maior número de cristãos algarvios, mesmo que isso implique, sobretudo nas paróquias mais próximas, a supressão das eucaristias da tarde:
 
1. Gostaria que não fosse considerada como uma Eucaristia centrada exclusivamente nos jovens/peregrinos, acolhidos por nós nos DnD, e enviados pelo Bispo Diocesano para participarem na JMJ Lisboa 2023.
 
2. É toda a Diocese, incluindo as Paróquias que não têm jovens JMJ que, unidas ao seu Pároco e Bispo, enviam e se sentem enviadas com os jovens para este grande acontecimento, de grande alcance pessoal e eclesial, com o qual a nossa Igreja diocesana deve deixar que o Espírito Santo reacenda em todos nós a chama missionária, de modo que cada um decida “levantar-se e partir apressadamente como Maria”, ao encontro de todas as periferias humanas e geográficas deste nosso Algarve, para lhes anunciar Cristo Vivo…
A este propósito recordo-me de, em Jornadas anteriores, ter participado em Eucaristia dominicais, em que os jovens partilharam com a sua comunidade o que os animava e movia a participarem na JMJ, o mesmo sucedendo no domingo seguinte ao seu regresso, partilhando o que tinham “recebido”…, experiência enriquecedora para todos e meio de maior proximidade entre os jovens e as suas comunidades paroquiais. Talvez possa constituir uma iniciativa a repetir nas Paróquias que enviam jovens nos fins de semana 22/23 de julho e 12/13 de agosto.
 
3. Para além dos mais de 4.000 jovens do Instituto religioso Caminho Novo, sediados no Pavilhão Arena em Portimão, com uma organização própria, vamos acolher nestes dias cerca de 2.700 jovens/peregrinos, provenientes de 19 países dos cinco continentes, distribuídos por Loulé, Faro, S. Brás de Alportel e Tavira, acompanhados por 11 bispos, 141 presbíteros e 70 consagrados/as.
Os responsáveis do COD estiveram nestes dias no Estádio Algarve, para estudar o espaço e adequar a localização do altar e da assembleia ao movimento da sombra, inclusive a rever o horário do acolhimento no Estádio e início da Eucaristia, de modo a beneficiar o mais possível os participantes nesta celebração, que se realizará às 16.30h, seguida de um concerto dinamizado pela Banda Cristã Gen Verde, ligada ao Movimento Focolar.
A seu tempo seremos devidamente informados sobre aspetos práticos ligados à deslocação e participação nesta Eucaristia, que pretendemos reúna uma significativa “representação” diocesana.
Seria bom que as nossas comunidades paroquiais, como já vos referi, fossem sensibilizadas para acompanhar os seus jovens e todos os “peregrinos” enviados para a JMJ a partir do Algarve. Este é, na verdade, também na nossa Igreja Diocesana, um acontecimento ímpar e irrepetível, em que gostaria que todos nos envolvêssemos e que ninguém, pelo desconhecimento ou falta de informação, sentisse desgosto em não ter participado. Todavia, não podemos deixar de reconhecer que sem o nosso entusiasmo, promoção e apelo no seio das nossas comunidades, muitos poderão não se sentir motivados à participação.
Com Nossa Senhora da Visitação invocamos todos os Padroeiros da JMJ Lisboa 2023, pedindo a sua proteção e amparo para que todos os que partem e os que permanecem nas suas casas, nos sintamos peregrinos com Maria ao encontro de Cristo e possamos enriquecer-nos com a realização da JMJ Lisboa 2023.
Com muita estima,
 
Faro 11 de julho 2023, Festa de S. Bento, Padroeiro da Europa.
Manuel Quintas, Bispo do Algarve

 

Check Also

Tens de vencer o teu orgulho

O orgulho é um erro que faz parte da nossa natureza, sendo que me é …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.