Tens de vencer o teu orgulho

O orgulho é um erro que faz parte da nossa natureza, sendo que me é possível tornar-me maior do que esse sentimento que me faz sentir acima dos outros!

Quem é altivo não pede ajuda, prefere cair… levanta-se sozinho e em pânico pela possibilidade de alguém o ter visto a ser, afinal, igual a todos os outros. É uma espécie de condenação a uma vida solitária. Julgam-se acima, mas vivem abaixo dos seus semelhantes, em virtude de terem escolhido mostrar apenas aquilo em que se julgam bons.

Esconder os nossos males dá-nos força, espaço e tempo. Passamos a ouvir apenas os conselhos de quem pensa como nós… porque admitir que o mal é mal implica melhorar e isso, julgam os orgulhosos, é um processo apenas para outros: os fracos.

Não querem ficar a dever nada a ninguém. Chamam a isso liberdade, mas é apenas ignorância, pois quem não aceita que a vida feliz só é possível quando nos entreajudamos. Na verdade, o amor não é algo que suponha uma contabilidade comum, é até contraditório, porque só é mesmo meu aquilo que eu tiver sido capaz de dar!

Amar também é aceitar, abrir-se ao outro, ficar a dever-lhe muito, tudo… e ser feliz com isso, sem a preocupação de lhe retribuir cada coisa… apenas com a alegria de se ser amado com verdade e sem que quem nos ama espere algo em troca!

Não olhes para ti. Observa à tua volta e encontrarás muitos exemplos de vidas heroicas a que muito poucos dão atenção. Inspira-te na abnegação dos que são capazes de se esquecerem de si em favor do coração daqueles por quem lutam para amar.

Se julgas que és muito bom, nada precisas de fazer a não ser esperar que a vida e os outros te venham prestar vassalagem… nada disso acontecerá! Então, sentir-te-ás cada vez mais frustrado e injustiçado… ao ponto de te tornares vingativo e insuportável até para ti mesmo! Sai daí!

Não deixes que o orgulho te arruíne o tempo da única vida que tens aqui!

O orgulhoso é infeliz, porque nem ama nem se deixa amar.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor:José Luís Nunes Martins

Check Also

21 de abril de 2024 – 4º Domingo da Páscoa | Domingo do Bom Pastor -Novos Acólitos

Neste solene dia na nossa Igreja Paroquial tivemos o Rito da Investidura de 4 novos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.