Missa do Envio (Estádio Algarve) e Dias na Diocese – INFORMAÇÕES

Reverendos Padres e Diáconos

Queridas Comunidades de Vida Consagrada

Estimados Agentes de Pastoral

Caros membros de Movimentos e Associações

Estimada Comunidades Cristãs

 

 

            Que bom sentirmos já no ar a imensa alegria e entusiasmo que a proximidade da Jornada Mundial da Juventude e os Dias na Diocese estão a provocar nas nossas vidas e na vida de tantos e tantas. Com a mesma alegria, entusiasmo e louvor que explodiu do encontro entre Isabel e Maria, assim havemos de nos sentir também nós e as nossas comunidades: não pode ser de outra maneira!!! Que a disponibilidade de acolher peregrinos, a desejo de estar e participar nos Dias na Diocese e a vontade de viver a JMJ, em Lisboa, sejam geradoras de uma profunda alegria por acolhemos tantos irmãos nossos, de um enorme entusiasmo ao participarmos e motivarmos à participação, e de intenso louvor por vermos todas esta obra de Deus acontecer e tocar a vida de imensa gente. Alegremo-nos por tudo isto!!!

            Na sequência da Mensagem que o nosso Bispo enviou a toda a nossa Diocese relativamente aos Dias na Diocese e ao acontecimento festivo do Estádio Algarve, venho, em nome do COD Algarve, dar-vos algumas indicações práticas para que possamos todos participar e motivar a nossas comunidades à participação.

 

 

            DIAS NA DIOCESE (DnD)

            Embora os Dias na Diocese tenham como destinatários/protagonistas os jovens peregrinos que de outros países vêm para JMJ, não se pense que os DnD se destinam só a eles. Todos podemos participar nos DnD e usufruir de alguns momentos que serão certamente uma bela vivência de Igreja. Mesmo que não estejamos nas cidades que são Centro de Acolhimento dos DnD, isso não invalida a nossa deslocação e participação nos vários momentos: orações, eucaristias, noite cultural, noite de Oração, entre outros. Aproveitemos este acontecimento que, como afirma o nosso Bispo, «é, na verdade, também na nossa Igreja Diocesana, um acontecimento ímpar e irrepetível, em que gostaria que todos nos envolvêssemos e que ninguém, pelo desconhecimento ou falta de informação, sentisse desgosto em não ter participado». Por isso, em anexo, envio-vos o Programa dos três Centros de Acolhimento a Peregrinos (Faro, Loulé e Tavira), para que se divulgue e, assim, se mobilize à participação.

 

 

            DIA DO ENVIO: 30 de Julho no Estádio Algarve

            A tarde do dia 30 de Julho será o culminar destes DnD, a caminho de Lisboa. Para ali serão convocados e estarão presentes os 2720 peregrinos (acompanhados pelos seus 11 bispos, 141 padres e mais de 70 consagrados); além destes, também são chamados a participar os cerca de 1000 jovens algarvios que irão participar na JMJ, bem como as várias dezenas de famílias de acolhimento e os quase 300 voluntários dos DnD. Será uma tarde de Ação de Graças, de Festa e de Envio. Por isso mesmo, nessa tarde, todos somos chamados a nos reunirmos como Igreja diocesana que participa na alegria deste acontecimento, que acompanha os jovens de todos o mundo e que pede a Deus por eles, para que sejam «o agora de Deus» na Igreja e no Mundo. Que ninguém sinta que, pela idade, por não ir a Lisboa ou por qualquer outra razão, não tem lugar nesta tarde de Festa no Estádio Algarve: esta tarde é de todos, é para todos e quer fazer-se com todos! Deste modo, abaixo seguem algumas informações e indicações práticas:

1)     Horários:

      – 15.30h: chegada e acolhimento

      – 15.45h: abertura do Estádio Algarve (portão no topo/bancada sul)

      – 16.30h: Eucaristia presidida pelo Sr D. Manuel Quintas

      – 18.00h: tempo de intervalo

      – 18.30h: Concerto pela Banda Gen Verde

      – 20.00h: Encerramento

 

 

2)     Deslocação e Estacionamento:

 

  1. a)A deslocação para o Estádio Algarve é da responsabilidade pessoal de cada participante ou de cada grupo paroquial (se for organizado pela paróquia em viatura coletiva);

 

  1. b)Quem conhece o espaço, sabe que não haverá quaisquer dificuldades em relação ao estacionamento nas imediações do Estádio Algarve, quer levem viatura particular ou coletiva. Tendo em conta que a entrada no Estádio se fará a partir de um portão no topo/bancada sul, é preferível estacionar nos Parques a sul ou poente do Estádio, onde também existem bastantes áreas com sombra.

 

 

3)     Acomodações no Estádio para participar na tarde:

                       

  1. a)Não faltará espaço com sombra para que todos fiquem bem acomodados. Porém, tendo em conta que o Palco que servirá para o Altar e, posteriormente, para o Concerto, ficará no topo norte do relvado, ao centro, vamos privilegiar o relvado como zona onde deverão ficar acomodados todos os participantes. A bancada poente (que também está à sombra) será usada para acomodar pessoas como dificuldades de mobilidade, por algum motivo de saúde, por idade ou se a zona do relvado ficar lotada. Mas que ninguém fique com receio por falta de acomodação, porque entre o relvado e a bancada do Estádio disponível teremos cerca de 10.000 lugares: 5.000 no relvado e outros 5.000 na bancada;

 

  1. b)Os bispos, padres e diáconos, ao chegarem ao interior do Estádio (relvado) deverão dirigir-se aos balneários principais que servirão de Sacristia, donde viremos em procissão para o Altar. O acesso é simples, devendo respeitar-se as indicações ou voluntários: voltados para o altar, fica ao centro do lado esquerdo, sob a bancada poente. Cada um deverá levar túnica, cíngulo e estola branca;

 

  1. c)Não deverá haver qualquer receio acerca da sombra: esta existirá em abundância e ninguém terá que ficar ao sol;

 

  1. d)Beneficiaremos de casas-de-banho, de apoio médico e também contaremos com ponto de vendas de águas.

 

4)     Pré-inscrição de bispos, padres, diáconos e acólitos:

 

Porque o espaço celebrativo tem que ser devidamente preparado, com a devida antecedência e, sendo, para isso, necessário que tenhamos alguns dados previamente em mãos, pedimos que os ministros ordenados e os acólitos façam uma pré-inscrição para a Celebração Eucarística. Esta prende-se unicamente com a preparação do espaço e dos lugares, devendo, cada um, como acima foi dito, levar a sua túnica, cíngulo e estola branca. Pedimos que compareçam na Sacristia (balneário principal do Estádio), pelo menos, cerca de 30 minutos antes do início da celebração. Aí daremos as demais indicações. Então, para que se prepare tudo, pedimos que todos os que estão ligados ao serviço litúrgico, façam a pré-inscrição até ao dia 24 de Julho. Para isso, deverão entrar no seguinte link e preencher o formulário:

 

                                               https://forms.gle/pr6T15SmuXWBnXrj6

 

            Penso que, por agora, seguem as informações necessárias para que possamos divulgar, junto das nossas comunidades e, juntamente, com elas, participarmos neste dia de festa que será, certamente, marcante para a nossa Igreja diocesana.

 

            Grato pela vossa atenção e disponível para algum esclarecimento necessário, em nome do COD ALGARVE,

 

 

  1. António E. Barreto de Freitas

            Assistente do COD Algarve

Check Also

Tens de vencer o teu orgulho

O orgulho é um erro que faz parte da nossa natureza, sendo que me é …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.