4 de setembro de 2016 – 23º Domingo do Tempo Comum –Ano C

Os homens são muito inclinados em criar ídolos que vão de encontro ao seus interesses. É um engano. Ao contrário o que importa é descobrir o verdadeiro Deus, encontrar princípios e orientações que salvam, assentar a vida em fundamentos sólidos e submeter a própria opinião à vontade de Deus. Só Deus é o Senhor. Só o Senhor é capaz de dar a felicidade. Quando Ele no momento da Ascensão mandou «fazer discípulos», também se referia a cada um de nós. Não estamos a fazer um favor nem a Deus nem à Igreja. Estamos a assumir o dom, uma honra que Deus nos concede.

Os desígnios de Deus

Desígnios de bem estar, de paz e de liberdade. Projetos de defesa de cada vida humana, de justiça e ação permanente contra a opressão e a mentira.

Seguir Jesus é acolher a mensagem que tem origem no próprio Deus, na sua bondade e sabedoria, viver e procurar dar testemunho de quanto Ele disse de Si: «caminho, verdade e vida». A crise do ruído que impede seguir aquele programa pode vencer-se ao criar espaços de silêncio para a contemplação e escuta, com a decisão generosa de fugir a caprichos e comodismos, e tomar a cruz do discípulo.

Seguir Jesus

Se Jesus é verdade e vida, Ele também é luz que ajuda a vencer a confusão e a indiferença de muitos batizados que têm medo de Jesus, ou receiam as suas exigências, ignorando que a exigência de Cristo é a fonte da maior libertação e do maior encanto. O nosso encontro vivo com Nosso Senhor, a que a celebração eucarística dá forma, é motivo de alegria, de transfiguração, de novo entusiasmo por encontrar o tesouro que é Ele mesmo, a nossa riqueza.

A coragem do cristão é um sinal de força e de vida e promessa de recompensa muito maior do que os sacrifícios exigidos. Sentir-se chamado a seguir Jesus é uma graça que nenhum batizado pode desprezar. Mais do que isso. É o momento de se interrogar: e como fazê-lo?

O bem estar que se procura não pode impedir a fidelidade da adesão ao Senhor que nos possui, para transformar a vida pessoal, e com ela transformar a história do nosso tempo. A revolução cristã não provoca vítimas. É a fonte da vida e da riqueza para todos, para a sociedade, para o nosso mundo. Como diz o Catecismo da Igreja Católica (294/299): O mundo foi criado para glória de Deus… a Criação destina-se e orienta-se para o homem, imagem de Deus, chamado a uma relação pessoal com Deus».

Um coração desprendido

Um coração desprendido é um coração comprometido com o Senhor para a renovação da vida pessoal e comunitária. Muitos que têm responsabilidade na direção e no bem estar da sociedade civil dos tempos de hoje, são homens e mulheres que, presentes no coração do mundo, não podem esquecer os desígnios divinos.

Esta é a dimensão profética dos leigos em todos os estádios da sua relação com a Igreja, não um clube à parte, mas plenamente inseridos na sociedade donde emergem. O Concílio (LG 31) recorda o papel dos leigos quando lhes recomenda «procurar o sinal de Deus, tratando das coisas temporais e orientando-as em conformidade com Deus».

Este pensamento vem lembrar-nos as contradições com que deparamos quando se fazem leis ou tomam decisões que esquecem os desígnios de Deus na unidade fundamental da família constituída pelo matrimónio cristão, quando se divulgam sem qualquer recato perversões morais e escândalos e se esquece o direito á vida, ao bom nome, e se publicita gratuitamente a desordem e os comportamentos incoerentes do ser humano.

A cruz do discípulo

Fica mais sobrecarregado aquele que julga fugir à cruz com a vida de ilusórias facilidades em comportamentos egoístas e violências, muitas vezes contra vidas inocentes, os próprios filhos abandonados num matrimónio falhado. Quantos cristãos sem modelos, arrastam o peso tremendo do remorso, a psicose do mal estar, o sem sentido da vida, o drama da exclusão social porque esqueceram os desígnios de Deus e rejeitaram a cruz. O nosso ideal é Cristo. As suas exigências são favores, o seu seguimento é a felicidade. Ele é o caminho.

Sem conselho, sem família, sem cruz – a cruz de Cristo que redime e salva – o homem entregue aos seus caprichos e paixões mais degradantes torna-se um criminoso, pedra de escândalo e agente destruidor da felicidade que todos procuram.

Queres ser feliz? Contempla os desígnios de Deus, renova os desejos mais íntimos do coração, segue Jesus.

Check Also

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família

5 de maio de 2024 No primeiro Domingo deste mês de maio celebramos o Dia …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.