30 de dezembro de 2022- Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José

A festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, situada no Domingo da oitava do Natal, põe a claro uma das dimensões do mistério da Encarnação: o Deus que se fez Homem precisou de uma família onde viver e crescer. Dia por excelência para a comunidade cristã se perceber a si mesma também como família de Deus.

1. Ao escrever aos Colossenses, São Paulo repete aquilo que Jesus disse na Última ceia: “Assim como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

Amar as pessoas com as quais não se tem relacionamento é fácil. Os nossos defeitos não criam problemas às pessoas que não vivem connosco.

Mas quando precisamos compartilhar o espaço e as actividades, os nossos defeitos tornam-se um peso para os outros e vice-versa. Por isso S. Paulo nos diz na 2ª leitura: “suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente toda vez que tiverdes queixa contra outro. Como o Senhor vos perdoou, assim também deveis fazer vós também”.

No seio da família, a admoestação de São Paulo é ainda mais necessária. A família, cujos membros não estão dispostos a perdoarem-se, toma o ambiente insuportável. Se um dos membros da família quer sempre impor o seu ponto de vista aos demais, acabará por criar um clima de tensão.

Na família deve haver sempre compreensão e tolerância. Mas deve haver, antes de mais, fidelidade radical em relação à vontade de Deus.

Maria, por exemplo, ao ficar grávida, recebe a missão de levar o Espírito Santo à família de Zacarias. Isabel estava no sexto mês de gravidez. A viagem de Nazaré a Jerusalém durava cerca de cinco dias. Havia tempo mais do que suficiente para Maria procurar José e avisá-lo que tinha ficado grávida do Espírito Santo. Mas ela preferiu primeiro cumprir a ordem de Deus. Não se preocupou com a possibilidade de José não compreender a gravidez dela após os três meses de ausência. Primeiro cumpriu a vontade de Deus e depois deu explicações ao marido.

2. E uma maneira de ser fiel à vontade de Deus na família é precisamente o cumprimento dos deveres de cada um. Os pais estão limitados na sua autoridade. Não podem mandar nem exigir nada que seja contra as exigências da Lei de Deus. Também eles têm de obedecer e meditar na presença do Senhor o que é melhor para os seus filhos. São apenas guardas fiéis do tesouro divino que são os filhos e não seus donos. Um dia hão-de prestar contas desta administração.

3. Honrar o pai e a mãe tem aos olhos de Deus enorme valor porque é a realização da vontade do Senhor. É tal o valor que a Palavra de Deus atribui a este comportamento, que o Senhor promete já uma recompensa nesta vida a quem o tiver: Quem honra seu pai obtém o perdão dos pecados e acumula um tesouro quem honra sua mãe.

A idade dos pais não dispensa nunca estes preceitos do Senhor. De resto, uma ferida dolorosa das nossas famílias está precisamente aqui: a falta de acolhimento, amor e compreensão aos idosos. Uma mentalidade consumista leva a considerar as pessoas inúteis e até nocivas quando deixam de produzir. As pessoas de idade e as doentes, além de ser testemunha e elo duma tradição cultural atraem sobre a família as maiores bênçãos de Deus.

4. Depois de uma vida saudável na família, aprenderemos também a viver nesta grande família dos filhos de Deus que é a Igreja. Por isso nos reunimos todas as semanas, no Domingo. Recebemos a luz da Palavra de Deus e tomamos uma refeição em comum na qual Jesus Cristo é o alimento. Assim estreitamos os laços de amizade entre nós e nos encorajamos mutuamente para nos dirigirmos ao encontro dos irmãos que estão ainda fora da Igreja.

Que Maria, Mãe da Igreja, nos ensine a viver na terra esta vida de família em comunhão que terá a sua plenitude no Céu.