29 de setembro de 2023 – ARCANJOS S. MIGUEL, S. GABRIEL E S. RAFAEL

A existência dos seres espirituais, não corporais, a que Sagrada Escritura chama “Anjos”, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a este respeito é tão claro, quanto a unanimidade da Tradição. Santo Agostinho diz acerca deles: «Anjo (mensageiro) é a designação do encargo, não da natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é; é anjo por aquilo que faz.»[1] Os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam «constantemente a face do Pai que está nos céus» (Mt 18,10), são «poderosos executores da sua palavra, obedientes ao som de sua palavra» (Sl 103,20).

 Os Anjos são Mensageiros enviados por Deus para guardar e proteger a humanidade. Entre «miríades de miríades de Anjos», hoje celebramos a festa dos Santos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Ao honrar os Santos Anjos, exaltamos o poder de Deus, Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Vereis o Céu aberto

1. “O Senhor fixou no Céu o seu trono e o seu reino estende-se sobre o universo. Bendizei o Senhor, todos os seus Anjos, poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua palavra. Bendizei o Senhor todos os seus exércitos, que estais ao seu serviço e executais a sua vontade.” Salmo 102,19-21

São Pedro ao anunciar aos cristãos a vitória de Jesus sobre a morte que aceitou para nos conduzir a Deus, fala dos coros angélicos, dizendo: “Jesus morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito. Subiu ao Céu e está sentado à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades.” (1 Pedro 3,21-22)

2. Deus é um Pai providente que tudo governa com sabedoria e equidade: “Deus preside a um conselho divino, no meio dos juízes faz um julgamento. Deus salva o indigente e o oprimido. Deus exerce o seu poder sobre todas as nações.” (Salmo 81, 1.3-4.8) O Salmista fala de Deus como “Pai dos órfãos e defensor das viúvas” e convida-nos a cantar hinos de louvor e gratidão: “Deus é o nosso salvador. Povos da terra cantai a Deus, entoai hinos ao Senhor. Reconhecei o poder de Deus. Sobre Israel resplandece a sua majestade e nas nuvens está o seu poder.” (Salmo 67, 6.20.33.36) Deus é o Senhor do universo e o Seu reino mantém-se firme e estável porque a Bondade e o Amor do Senhor duram para sempre. “A Misericórdia do Senhor não tem limites e renova-se todas as manhãs.” (Lamentações 3,22-23) Exultemos de alegria e celebremos a fidelidade do Senhor, que resplandece em todas as suas obras. Que felicidade para nós que acreditamos: “A terra está cheia da bondade do Senhor Deus. Feliz o povo que Ele escolheu para sua herança.” (Salmo 32, 5.12)

3. Hierarquia quer dizer governo sagrado. Segundo São Tomás de Aquino, governo compreende o chefe do governo e a multidão organizada sob o chefe. Deus é o Senhor dos Anjos e dos homens e de toda a criatura: “O Senhor, o Altíssimo, é o Rei soberano de toda aterra.” (Salmo 46) Para exercer o seu domínio amoroso e poderoso, Deus envia os seus Anjos para nos auxiliarem “nas lutas das humanas esperanças” que travamos nesta terra: “Solícitos e puros os Anjos são féis Mensageiros de Deus e da sua Palavra. São força de Deus, remédio nas fraquezas da vida, guias e companheiros desta humana jornada. No combate do mundo, guardai-nos, hoje e sempre, Anjos da nossa guarda, invisíveis e fortes.” (Liturgia das Horas, dia 2 de Outubro, Hinos)

4. Os Anjos estão presentes na história da salvação. A Bíblia fala com frequência nas suas aparições. O Profeta Daniel lembra-nos que os Anjos são em número incontável: “Miríades de miríades serviam a Deus.” O autor da Carta aos Hebreus, também nos conforta, afirmando que “os Anjos são mensageiros de Deus junto daqueles vão ser herdeiros do Reino dos Céus, herdeiros da salvação.” (Hebreus 1-14) No Livro do Êxodo, lemos estas palavras que nos enchem de tranquilidade: “Vou enviar um Anjo à tua frente, para te proteger no caminho e te conduzir ao lugar que te destinei.  Respeita a sua presença e escuta a sua voz; não lhe desobedeças.” (Êxodo, 23,20). E noutra passagem o salmista afirma: “Nenhum mal te acontecerá, nem a desgraça se aproximará da tua tenda, porque Ele mandará aos seus Anjos que te guardem em todos os teus caminhos.” Salmo 90, 10-11) Portanto, sejamos agradecidos: “Bendito seja o Senhor, que enviou o seu Anjo e libertou os seus servos, que n’ Ele confiaram.” [2]

5. “Vereis o céu aberto e os Anjos de Deus, subindo e descendo por sobre o Filho do Homem.” Estas palavras de Jesus remetem-nos para o livro do Génesis: “Jacob teve um sonho e viu uma escada, ligando a terra ao Céu. Por ela subiam e desciam os Anjos de Deus.” (Génesis 28,12) Jesus é o nosso Sumo Pontífice: Com a Cruz “fez a ponte” entre o Céu e a terra. Dito de outra maneira, a Cruz é a nova escada pela qual Deus desceu à terra e pela qual nós subimos ao Céu. A Cruz levantada no monte Calvário estabelece a ligação entre a terra e o Céu. O Bom ladrão foi o primeiro a subir por ela ao Reino do Céu. “A escada pela qual a humanidade pode subir ao Céu é a mesma pela qual Jesus, desceu à terra.”[3]

6. O Catecismo da Igreja Católica, nº 331 diz que Jesus Cristo é o centro do mundo angélico. São seus os Anjos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus anjos.» (Mt 25,31) São seus porque foram criados por Ele e para Ele: «Por Ele e para Ele todas as coisas foram criadas, nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Dominações, Principados, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele» (Col 1,16).

7. Jesus confidenciou-nos que “o próprio Pai nos ama.” (João 16,27) Jesu deu a prova máxima do seu amor, morrendo por nós. Por isso, os Anjos nos amam, nos protegem e nos ajudam. Jesus, apesar da sua condição divina, veio para nos servir: “Eu estou no meio de vós como quem serve.”[4] Deste modo, afirma São Bernardo: “Não admira que os santos Anjos nos prestem assistência. Digo-vos isto para que tenhais maior confiança nos santos Anjos e invoqueis com maior familiaridade o seu auxílio. Há muitas coisas que agradam aos santos Anjos: sobriedade, castidade, pobreza voluntária e orações com lágrimas. Mas, o que acima de tudo exigem de nós, é a união e a paz. Será, porventura, estranho que eles ponham as suas delícias principalmente nestas virtudes que reproduzem uma certa imagem da sua cidade e que lhes permitem admirar uma nova Jerusalém na terra?” [5]

 

São Miguel, São Gabriel, São Rafael

8. Como criaturas puramente espirituais, os Anjos são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor da sua glória. Além das funções próprias de todos os Anjos, estes três Arcanjos aparecem-nos, na Sagrada Escritura, cumprindo uma missão superior: São Miguel protege o Povo de Deus. São Gabriel é o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento de S. João Baptista e revela à Virgem Maria o mistério da encarnação de Jesus no seu seio. São Rafael, além de acompanhar o jovem Tobias, aparece ainda como um médico, que cura a cegueira do velho pai Tobite.

 

São Miguel

9. No Livro do profeta Daniel São Miguel Arcanjo é chamado de “grande príncipe, que se levanta em favor dos filhos do povo de Deus” (Dan 10,13). São Miguel Arcanjo ajudou os Israelitas durante os setenta anos de cativeiro, na cidade de Babilónia. O Profeta Daniel queria que o seu povo soubesse que Deus não se tinha esquecido deles: “Nos últimos tempos surgirá Miguel, o grande chefe dos Anjos, que protege os filhos do seu povo. Nesse tempo virá a salvação.” (Daniel 12,1) No Apocalipse, S. João narra a grande batalha no céu, quando os anjos perversos, comandados por Lúcifer, se revoltaram contra Deus. São Miguel Arcanjo, à frente dos Anjos fiéis, derrotou os anjos rebeldes e expulsou-os do Céu. “Houve uma grande batalha: Miguel e os seus Anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, juntamente com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu. (Apoc12,7-8)

São Miguel é o Anjo da humildade. O se nome significa “Quem é como Deus?” São Miguel Arcanjo defende e protege com sua espada o Povo de Deus da nova Aliança, como defendeu o Povo Bíblico: “O Príncipe do reino da Pérsia resistiu por vinte e um dias. Mas Miguel, um dos maiores Príncipes veio em meu auxílio.” (Dan 10,13) Em comunhão com toda a Igreja podemos rezar a oração escrita pelo Santo Padre Leão XIII: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, contra as insídias e ciladas do demónio. Que Deus sobre ele impere, instante e humildemente vos pedimos. E vós, Príncipe da milícia celeste, pelo poder divino, que vos foi dado, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amém.

 

São Gabriel

10. São Gabriel anunciou ao profeta Daniel a sucessão de vários impérios mundiais e a vinda do Messias: “Aqueles enormes animais são quatro reis que se hão-de erguer da terra. Os que irão receber o Reino, são os santos do Altíssimo. Possuirão esse Reino para sempre e eternamente.” (Dan 7,15-27) «Enquanto eu estava orando, apareceu Gabriel da parte de Deus e falou-me: Daniel presta atenção. Vim para te dar sabedoria e entendimento. Estão decretadas setenta semanas sobre o teu povo, para fazer cessar a transgressão, para expiar a iniquidade e trazer a justiça eterna e para ungir o Santo dos Santos (Dan 9,21-24)

São Gabriel foi o embaixador escolhido por Deus para trazer do Céu à terra a mais sublime de todas as mensagens: Veio anunciar o nascimento de Jesus, o Filho do Altíssimo. Antes da Anunciação à Virgem Maria, apareceu a Zacarias para lhe anunciar o nascimento de seu filho João, que havia de preparar os caminhos do Senhor: “Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso.  Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração.  Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor, mas o Anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos se hão-de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor. Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus e fui enviado para te dar esta Boa Nova.” [6]

Anunciação à Virgem Maria: “Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo’. Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: “Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e seu Reino não terá fim.” [7]

 

São Rafael

11. Rafael significa Medicina de Deus. O Arcanjo Rafael é citado no Livro de Tobias. No capítulo quinto encontramos o início das suas aparições.  “Tendo saído, deparou-se-lhe o Anjo Rafael, sem demonstrar, todavia, ser um anjo de Deus.” No capítulo seguinte, vemos o Arcanjo, dando instruções a Tobias para apanhar um grande peixe que o tentava devorar. O Anjo ordenou-lhe que o apanhasse e tirasse o fel, que, mais tarde, seria usado para curar o pai Tobite, devolvendo-lhe a visão. No fim da sua missão, o Arcanjo dá-se a conhecer. Apresenta-se como um dos sete Anjos de Deus: “Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão diante da majestade do Senhor. Bendizei e cantai a Deus. É tempo de voltar para junto d’Aquele que me enviou.” (Tob 12,15.18)

Senhor, dirigi os nossos passos, por meio dos vossos Santos Anjos, no caminho da justiça e da paz!

Check Also

SPES NON CONFUNDIT Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário do Ano 2025

FRANCISCO BISPO DE ROMA SERVO DOS SERVOS DE DEUS A QUANTOS LEREM ESTA CARTA QUE …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.