Maria, a Mulher realizada

 

  1. Maria é uma mulher feliz. Feliz segundo Deus. Feliz, porque ouviu a Palavra e a guardou no seu coração. Foi essa Palavra acolhida, meditada, transformada em obra de amor a Deus e ao próximo que a tomou agradável aos olhos do Senhor. Foi assim que começou a sua felicidade, a sua realização como mulher, muito antes de o Anjo a visitar. Mulher feliz, porque mulher aberta a Deus, à Palavra escrita na Bíblia e que Ela lia com frequência, à Palavra explicada pelos escribas e mestres de Israel e que Ela escutava com prazer, à Palavra sem palavras que o Espírito lhe segredava no coração e que Ela guardava e meditava noite e dia, a toda a hora.

Se nós, que não somos cheios de graça como Ela foi, encontramos tanta alegria e felicidade na Palavra que lemos ou ouvimos ler e explicar, que cantamos nos salmos ou que rezamos.., como não seria assim com Ela, mas de maneira que nos é impossível imaginar!?

A Palavra de Deus será a primeira fonte da tua felicidade e da tua realização como homem ou mulher cristã, se souberes escutá-la e guardá-la não te deixes enganar pelo tentador nem pelo mundo. Ser feliz não é ter coisas, muitas coisas. Ser feliz é um segredo que está dentro de nós. Escuta o que disse Jesus àquela mulher do Evangelho: “Felizes antes os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam”. Tenta ouvir e compreender o único Mestre verdadeiro. Maria fez assim. E fé-lo para que, olhando para Ela, não duvides da Palavra do seu Filho.

 

  1. Maria também foi feliz porque trouxe no seu seio, deu à luz e amamentou ao seu peito, Aquele que nela foi gerado pelo poder do Espírito Santo. A partir da encarnação do Verbo no seu seio virginal, começou para Ela uma nova experiência de felicidade humana, da qual só Deus conhece o segredo. Desde esse dia bendito, a Palavra passou a estar também dentro dela, e não só nas páginas da Bíblia e na explicação dos mestres israelitas. O seu seio passou a ser a arca da Palavra. Aí estava o Verbo, a Palavra do Senhor, não já gravada em letras como num livro ou explicada pelos lábios de pessoas muito sábias, mas a Palavra feita carne, feita homem.

Essa é uma experiência de felicidade e de realização humana própria só da Virgem Maria. Só Ela a viveu. A sua maternidade divina fê-la participar, já aqui na terra, numa felicidade que não se repetirá, e numa realização humana que ficará única. Mas nem por isso ficas prejudicado ou prejudicada. Se não podes fazer a experiência de Maria, podes recorrer à sua poderosa intercessão, pedindo-Lhe, sempre que queiras “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores”.

 

  1. Mas a felicidade de Maria não foi só aqui na terra. Continua para sempre no Céu. Maria é uma mulher feliz porque está viva, associada à ressurreição do seu Filho, que venceu a morte. Como poderia Cristo estar vivo e não ter dado já a vida nova a sua Mãe? Maria é uma mulher viva, ressuscitada, que desde já participa com Jesus da vitória da vida sobre a morte. Maria é uma mulher plenamente realizada. Glorificada.

Mas também isso é por causa de nós. O que o Senhor fez em Maria torna-se promessa de vida para o crente. Um dia, como Ela e com Ela, participaremos na vitória da vida, na ressurreição de Cristo. Pela fé, a vida eterna até já começou para aqueles que sabem acolher esta alegria, esta vida que nos é dada desde agora. Ser feliz não é para nós uma coisa de amanhã, mas para o presente, para hoje. Maria convida-nos a acolher, como Ela, a Palavra da vida, esta Palavra que pode mudar as nossas vidas, transformar as nossas maneiras de viver, esta Palavra que pode fazer-nos sair dos nossos túmulos, das nossas mortes, das nossas falsas ideias  de sucesso e de vitória, até ao dia em que, no Céu, se realizará plenamente em nós, tudo aquilo que nela já aconteceu. E então, com Jesus e com Maria, também nós estaremos vivos…

Check Also

12 de maio de 2024 – Solenidade da Ascensão do Senhor – Ano B

Na vida de cada indivíduo há etapas decisivas, momentos de passagem muito delicados, nos quais …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.