Bispo do Algarve acolheu a colaboração pastoral do bispo emérito de S. Tomé e Príncipe

O bispo do Algarve acolheu “com agrado” a disponibilidade de D. Manuel António Santos (à esquerda na foto), bispo emérito de São Tomé e Príncipe, para servir pastoralmente as paróquias de Tavira, serviço que já vinha assumindo deste o passado mês de abril e que agora oficializou com uma provisão, datada de 20 de setembro passado.

D. Manuel Santos é membro da Congregação dos Missionários do Coração de Maria (claretianos). A sua disponibilidade permitiu ao bispo diocesano conceder a ausência temporária, por razões de estudo, do pároco das paróquias de Tavira, padre Miguel Neto, de modo a prosseguir o seu doutoramento na Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha).

Deste modo, o bispo do Algarve concedeu a D. Manuel Santos as faculdades canónicas que o Código possibilita, nestas circunstâncias, de modo que a garantir o serviço pastoral àquelas comunidades, “seja no âmbito do anúncio do Evangelho, da celebração dos sacramentos, da assistência aos matrimónios no território das Paróquias, da organização pastoral, do fomento da caridade e tudo o mais que o bem dos fiéis e a cura das almas requeira (cf. cân. 150)”.

D. Manuel Quintas acrescentou ainda que “o conselho económico interparoquial provê o seu sustento, bem como a sua residência na Casa Paroquial e tudo o mais atribuído ao clero diocesano, de acordo com a decisão, deste conselho, assumida na reunião de 04 de abril de 2023 (cf respetiva ata), como aliás já vinha fazendo desde essa data, altura em que D. Manuel assumiu, ainda que de forma provisória, este serviço”.

Fonte: https://folhadodomingo.pt