27 de fevereiro de 2022 – 8º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Jesus vai falar-nos mais uma vez, animando-nos a renovar o nosso coração e a transformar o mundo à nossa volta com a Sua graça. Vamos estar atentos para encher-nos da Sua Luz e da Sua força.

 

1) Retira a trave da tua vista

Antes de olhar para os defeitos dos outros devemos olhar para nós mesmos, para descobrir o que está mal em nossa vida e pedir perdão.

Vai começar a quaresma, que é tempo de conversão, de emenda de vida. Vale a pena que façamos melhor o nosso exame de consciência todos os dias à noite, com o desejo de melhorar em nosso amor ao Senhor.

Devemos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a reconhecer com coragem o que está mal em nossa vida, em vez de olharmos para os defeitos dos outros à nossa volta.

O exame de consciência bem feito é uma boa preparação para receber o sacramento da penitência que a Igreja nos recomenda de modo especial neste tempo. Muitos cristãos vão-se descuidando em receber este sacramento porque não têm a coragem pra olhar para a sua vida e reconhecer os seus pecados.

Há anos dizia S.João Paulo II aos jovens do UNV reunidos em Roma: ”Queridíssimos, tende pois a valentia do arrependimento; e tende também a valentia de alcançar a graça de Deus pela confissão sacramental. Isto vos fará livres. Vos dará a força que necessitais para as empresas que vos esperam na sociedade e na Igreja ao serviço os homens” (Discurso ao Univ, 11-IV-1979)

 

2 ) A árvore se conhece pelo fruto

Outro ponto importante da confissão é o propósito de emenda, o desejo não só de evitar o pecado mas de fazer o bem cumprindo melhor a vontade de Deus e vivendo melhor o amor aos outros.

Sermos boas árvores que dão bom fruto. Tornarmos este mundo mais belo e mais agradável a todos. Se as pessoas acudissem ao sacramento da confissão o mundo seria muito diferente. A confissão não só perdoa os pecados mas dá força para os evitar e para fazer o bem. Ao contrário dos meios de comunicação, que a toda a hora dão notícias dos crimes que se cometem pelo mundo e os vão difundindo cada vez mais. Não os podem perdoar e anular, não animam os criminosos a mudar de vida.

Jesus está sempre pronto a perdoar e anima o pecador a começar uma vida nova: Vai e não tornes a pecar-disse à mulher apanhada em adultério (Jo7,11). Os grandes pecadores vieram a ser santos:  Maria Madalena, Paulo de Tarso e tantos outros.

Vieram a dar frutos de boas obras, ao serviço de Deus e dos que os rodeavam.

 

3) Da abundância do coração

 Na confissão abrimos o nosso coração arrependido e acusamos com sinceridade os nossos pecados. O Senhor purifica o nosso coração e enche-o com a Sua graça. Torna-nos capazes de fazer o bem e crescer na santidade. Com o coração renovado poderemos espalhar o bem à nossa volta. Como Paulo poderemos dar testemunho de Jesus com valentia, comunicando aos outros a alegria de ter encontrado a Cristo. Uma jornalista sul africana contava que se tinha convertido à fé católica ao saber que Jesus estava sempre pronto a perdoar.

Se nos confessamos bem teremos mais facilidade em rezar. Quem está de mal com Deus tem dificuldade em falar com Ele.

Se andamos na graça de Deus não nos assustamos diante da morte. Sabemos que iremos para junto de Deus e que um dia o nosso corpo voltará à vida pra estarmos de corpo e alma junto de Jesus no céu.

Peçamos à Virgem para sabermos viver esta vida nova com Jesus e ajudar os outros a renovar o seu coração.

Check Also

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família

5 de maio de 2024 No primeiro Domingo deste mês de maio celebramos o Dia …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.