26 de agosto de 2018 – 21º Domingo do Tempo Comum Ano B

O capítulo sexto do Evangelho de São João foi repartido – em nossas assembleias dominicais – desde o domingo XVIII até ao domingo XXI. O tema foi sempre o mistério da Eucaristia. Neste domingo – XXI – somos convidados a dizer sim ou não a este mistério.
Josué, na primeira leitura de hoje, dirige ao povo este desafio: «Se não vos agrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir»… Eu e a minha família serviremos o Senhor»
O povo respondeu: «Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses… Também nós queremos servir o Senhor, porque Ele é o nosso Deus».
Hoje, nesta Eucaristia não está em causa a adesão a Jesus Cristo mas a aceitação do mistério da Eucaristia.
No Evangelho do XX domingo Cristo disse: «Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna… A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele.»
Princípio do XXI domingo.
Perante isto, muitos discípulos disseram:
«Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?… A partir de então, muitos discípulos afastaram-se já não andavam com Ele».
Perante a deserção, Cristo não deu grandes explicações. Limitou-se a afirmar: «As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas, entre vós, há alguns que não acreditam. Ninguém pode a vir a Mim, se não lhe for concedido por meu Pai».
Entretanto, Jesus dirige-se aos Doze:
«Também vós quereis ir embora?»
Respondeu Simão Pedro: «Para quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és Santo de Deus»
Frente à reacção de Pedro, sentimos um grande alívio! Cristo não ficou só. Pedro falou pelos Doze e por todos os que viriam a acreditar.
Mas, como encaramos a Eucaristia? É o centro da nossa vida?
A Igreja, a família e a sociedade estão dispostas a sair da crise pela vivência da Eucaristia?
Vejamos algumas recomendações da segunda leitura:
«Maridos amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.»
Ele quis santificá-la, purificando-a… para a apresentar… sem mancha nem ruga… mas santa e imaculada.
Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua mulher, e serão dois numa só carne»
Este programa tão belo, apaixonante e exigente só pode executar-se pelos casais que se apoiam na Eucaristia.
A Família, sobretudo os casais, deve conhecer melhor a Eucaristia. Ninguém ama o que não conhece.
Acordemos para esta realidade.