25 de dezembro de 2017 – Solenidade do Natal do Senhor

Irmãos: Estamos num ambiente de festa. Vestimos os nossos melhores fatos, as nossas casas estão enfeitadas com azevinho e bolas coloridas, paira no ar uma atmosfera diferente: sorrimos para os amigos, procuramos reunir-nos com a família distante, temos para cada um um pequeno presente preparado com carinho, trocam-se entre sorrisos votos de felicidade: Boas festas! Feliz Natal!
Hoje procuramos esquecer as dificuldades da vida, a alta dos preços, os ódios entre os homens, para nos entregarmos inteiramente à alegria do Natal. Não sentis todos que hoje é um dia diferente?
É que, como outrora em Belém, uma luz brilhou na escuridão, deslumbrando os pastores; também para nós, no meio das trevas da vida, por entre a noite do sofrimento humano, se acende uma luz resplandecente: Jesus nasceu para nos libertar do mal e do pecado e nos mostrar o caminho da salvação.
É por isso que cantamos, é por isso que estamos alegres, é por isso que sentimos à nossa volta uma atmosfera diferente.
Nenhum outro acontecimento abalou o mundo duma maneira tão profunda, perene e universal, como o nascimento desta criança num pobre estábulo de Belém. A luz que emana do presépio é tão forte, que passados dois mil anos, em toda a parte, a simples palavra Natal, ilumina os olhos das crianças, faz aflorar um sorriso aos lábios dos mais velhos, alegra o coração de todos os homens.
É que aquele Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura, é a própria revelação do amor de Deus pelos homens.
Deus, Criador e Senhor do universo, quis fazer-Se homem, ser pobre, participar de todas as nossas misérias, para que nós pudéssemos alcançar a felicidade. É esta prova de amor que enche os nossos corações de alegria.
Mas seremos nós capazes de responder a esse amor? E como responder? Só com o dom da nossa própria vida.
O Senhor dá-Se inteiramente aos homens: no Presépio, na Cruz, na Eucaristia. Também nós nos devemos dar inteiramente a Ele. Através do nosso trabalho, das nossas ocupações escolares e de cada dia, das alegrias e das tristezas, é a Ele que devemos ver. Deitado nas palhinhas do presépio o Deus Menino chama-nos, estendendo os braços para nós. Vamos ao Seu encontro e acolhamo-Lo nos nossos corações.
A alegria que nos vem desta revelação, partilhemo-la com os nossos irmãos para que assim para todos seja Natal.
E que o Natal não seja só hoje. Mas que Cristo que acolhemos no coração, nos transforme, fazendo de nós homens novos, capazes de seguir com coragem os Seus ensinamentos, homens capazes, de transformar o mundo.
Que a luz que hoje brilha no meio da noite das nossas vidas não mais se apague! Que a alegria do nosso encontro com o Senhor não morra nunca nos nossos corações! Que seja sempre Natal!

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.