24 de dezembro de 2017 – 4º Domingo do Advento –Ano B

Na liturgia do Advento, três testemunhas privilegiadas preparam a vinda do Salvador: Isaías, João e Maria. É a imagem de Maria que domina este último domingo do Advento. Maria representa toda a Igreja que acolhe o seu Salvador.
Maria recebe para o mundo o anúncio do amor de Deus «Alegra-te, o Senhor está contigo». «Não tenhas medo, achaste graça diante de Deus».
Maria encontra-se assim associada à Promessa e ao programa de salvação: Irás conceber e dar à luz um filho: dar-lhe-ás o nome de Jesus, o Salvador».
Maria, assim como David, tinha o seu próprio projeto para servir a Deus. Ela queria oferecer ao Senhor uma habitação espiritual. «Eu não conheço o homem», diz ela ao Anjo. O Senhor aprova o seu projeto como aprova o de David «Tudo o que pensas fazer, fá-lo, pois o Senhor está contigo» parece dizer-lhe, como disse a David. Mas, ao mesmo tempo, Ele realiza este projeto de uma maneira sublime, gratuita, inesperada: «O Espírito Santo descerá sobre ti…».
Ao contemplarmos Maria corremos o risco de pensar que nela tudo era fácil e transparente. Imaginamos que sabia tudo, de ser mãe de Deus, de que o Menino Jesus era o Messias e o Filho do Todo Poderoso, de que ela era a bendita entre todas as mulheres. Os evangelhos mostram-nos, porém, o contrário, isto é, Maria andando na obscuridade da fé, nem sempre entendendo os seus caminhos misteriosos. Concretamente, vemos isso no evangelho de hoje. «Maria refletia no que poderia significar a saudação do Anjo». E depois de refletir sobre as palavras ouvidas venceu a sua perturbação e disse humildemente «Faça-se!» este é um «sim» que vai ser o ponto de partida para muitos outros sins que, vividos na fé ela irá dar ao longo da sua vida.
Aceitar ser mãe do Messias prometido a David, mas ao fazê-lo, ao dar a sua adesão ao plano de Deus sobre ela, Maria assina um «cheque em branco»; entrega-se totalmente a Deus. A fé para ela não é um seguro, mas um «risco», pois não sabe o que o futuro lhe reserva.
Crer significa obedecer como nos diz São Paulo na 2ª Leitura. Obedecer é oferecer-se para realizar os planos do outro; é ouvir a palavra do outro, aceitá-la e cumpri-la voluntaria e ativamente.
Irmãos, compete a cada um de nós, ver concretamente à luz do Espírito Santo, como a sua fé, nos próximos dias o conduzirá a dizer a Deus um «Sim» que não será simples repetição de sins já ditos em outras ocasiões, mas um «sim» sem condições, rico de promessas para o futuro.
Agradeçamos a Deus ter-nos permitido encontrar esta manhã, em véspera do Natal.
Que com a Virgem Maria, o Senhor nos ajude a recebê-Lo para com Ele partirmos para longe das nossas rotinas, das nossas seguranças e mediocridades, a caminho do desconhecido.
Maria, Rainha do Advento, faz-nos amar o belo risco da Fé e ajuda-nos a preparar condignamente os nossos corações para acolhermos o Salvador.