21 de janeiro -3º Domingo do Tempo Comum -(Na Diocese do Algarve celebra-se Liturgia de São Vicente, Diácono e Mártir -Padroeiro da Diocese

LEITURA I Jn 3, 1-5.10

Leitura da Profecia de Jonas

A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia e começou a pregar, dizendo: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno. Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara
e não o executou.

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4a)

Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.

Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças, que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor.

O Senhor é bom e reto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.

 

LEITURA II 1Cor 7, 29-31

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo são Paulo aos Coríntios

O que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é breve. Doravante, os que têm esposas procedam como se as não tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que andam alegres, como se não andassem; os que compram, como se não possuíssem; os que utilizam este mundo, como se realmente não o utilizassem. De facto, o cenário deste mundo é passageiro.

Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO Mc 1, 14-20

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo são Marcos

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

 Arrependei-vos e acreditai no Evangelho

O Senhor começou a pregar o Seu Evangelho nas margens do Mar da Galileia com estas palavras:  arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Elas são como que o resumo da Sua pregação futura. É preciso reconhecer os nossos pecados e arrepender-nos para acolher a mensagem de Jesus-

Ele quer salvar-nos, encher-nos da Sua graça, mas para isso é preciso limpar o nosso coração e isso depende de nós. Não se pode encher uma vasilha com um licor precioso se está cheia de terra. Tem se limpar primeiro bem limpa.

Jesus veio à terra trazer a Boa Nova. Deus quer salvar-nos, libertando-nos do pecado e revestindo-nos da Sua graça, que nos torna participantes da Sua natureza divina e faz de nós Seus filhos. É uma transformação maravilhosa. Mas conta com a nossa cooperação: a nossa contrição dos pecados e a nossa fé, querer aceitar o que nos ensina. São as duas atitudes fundamentais para acolher a felicidade que deseja comunicar-nos.

Podemos abrir-nos ao Seu amor ou fechar-nos na nossa indiferença ou em nossa maldade. Vale a pena dizer sim a Jesus. Evangelho quer dizer boa notícia. É de facto a mensagem mais maravilhosa que a humanidade pode receber. Mas muitos homens fecharam-se a ela porque as suas obras eram más, como lembra S.João, no princípio do Seu Evangelho ( Jo,3,19 ).

Na primeira leitura fala-se de Jonas e dos habitantes de Nínive. Jonas avisa-os que daí a quarenta dias Deus destruirá a cidade por causa dos seus pecados. Os ninivitas tomam a sério os avisos do profeta e começam a fazer penitência para que Deus lhes perdoe. Ao ver como se arrependem Deus retira o castigo que pairava sobre eles.

Se com a pandemia que hoje nos aflige os homens do nosso tempo reconhecessem tantas maldades que se fazem no mundo e fizessem penitência também o Senhor teria compaixão da humanidade.

Uma vez e outra temos de converter-nos. Como o automobilista que vai pela estrada precisa de afinar a direção do volante para não se despistar. Temos de lavar a nossa alma uma vez e outra como fazemos com a roupa quando a sujamos.

Jesus quer ajudar-nos. Deixou-nos o sacramento da Penitência para perdoar os nossos pecados e renovar a nossa alma.

Deu-nos a fé juntamente com a graça no baptismo para podermos acreditar nas maravilhas que nos revela.

 

 

 O tempo é breve

Temos de aproveitar bem a nossa vida. O tempo é breve –lembra-nos o Apóstolo na 2ª leitura. Temos de aproveitá-lo bem. Temos de procurar aquilo que é mais importante e desprender-nos das outras coisas mesmo que sejam boas. O que importa de verdade é amar a Deus em nossa vida de cada dia, sabendo encaminhar para Ele tudo o que fazemos.

Temos de guiar a nossa vida pelas luzes da fé vivendo-a à luz do Evangelho, meditando os ensinamentos de Jesus, olhando para a Sua vida e fazendo por imitá-Lo. Ele veio à terra, fez-se igual a nós em tudo menos no pecado. Ele é para nós o modelo que temos de copiar.

S.Paulo lembra: “Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus” ( Filip 2,5 ). Temos de pensar à maneira de Jesus, sentir à maneira de Jesus, viver à maneira de Jesus. Assim seremos santos.

Havemos de ler os Evangelhos uma e outra vez, fazer deles o nosso guia, copiando a Jesus. Ele é o homem novo em contraposição com Adão, o homem velho corrompido pelo pecado.

 

Deixaram as redes e seguiram-No

 Jesus passa por Pedro e André e convida-os a segui-Lo. O mesmo faz com Tiago e João. E eles foram valentes: deixaram as redes e o seu ganha-pão. Deixaram a família para andarem com Jesus. São para nós exemplo de saber estar desprendidos de tudo, de saber renunciar a tudo por causa de Jesus.

Ele iria prepará-los para os enviar pelo mundo fora a pregar o Evangelho. Através daqueles homens rudes Ele iria espalhar a Sua doutrina por todas as partes da terra.

O Senhor continua hoje a servir-se de homens como nós para nos guiar neste mundo. Temos de ouvi-los, vendo neles a Jesus. Ele prometeu à Sua Igreja que estaria com ela até ao fim dos tempos e que o Espírito Santo a guiaria na verdade.

Temos de acreditar no que nos ensina através do papa, sucessor de Pedro e dos bispos e sacerdotes a ele unidos. Das suas bocas escutamos o Evangelho de Jesus. Através deles nos guia. Através deles nos dá a abundância da Sua graça nos sacramentos.

Havemos de pedir a Deus que muitas crianças e jovens escutem o chamamento de Jesus para que não faltem na Igreja esses instrumentos de Jesus para nos guiarem em Seu nome. E rezar também para que os sacerdotes saibam ser generosos e sacrificados no cumprimento da sua missão.

Amanhã celebramos a conversão de S.Paulo, que perseguia os cristãos. Ia para Damasco para prender os que lá houvesse. Mas o Senhor trocou-lhe as voltas. Apareceu-lhe no caminho e disse-lhe: Saulo, Saulo, porque me persegues? E aquele homem acreditou em Jesus. E irá gastar a sua vida a espalhar a fé em muitas terras sem poupar-se a sacrifícios. Muitos cristãos rezaram por ele. Santo Estevão, o primeiro mártir, deve ter oferecido por ele o seu sangue.

Precisamos hoje de muitos homens como Paulo, que saibam converter-se e entregar-se ao serviço de Jesus.

Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a converter-nos, a viver a nossa fé no dia a dia e a despertar vocações para o sacerdócio.

 

ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS 

Irmãos e irmãs:
Para que a nossa resposta ao Evangelho de Jesus seja digna de tão grande chamamento, dirijamos ao Pai a nossa oração, dizendo (ou: cantando), com alegria:

R. Ouvi-nos, Senhor.
Ou: Senhor, nós temos confiança em Vós.
Ou: Senhor, vinde em nosso auxílio.

1. Pelo Papa N., pelos bispos, presbíteros e diáconos,
para que, seguindo o caminho da fé,
irradiem confiança, alegria e disponibilidade,
oremos.

2. Pelos jovens da nossa Diocese
que sentem o chamamento de Jesus,
para que escutem a sua voz e O sigam,
oremos.

3. Pelos responsáveis das nações em todo o mundo,
para que descubram no Evangelho de Cristo
o alicerce firme da justiça e da paz,
oremos.

4. Pelos que se entregam ao serviço dos mais pobres,
para que o Senhor lhes dê o seu Espírito
e a perseverança nas dificuldades,
oremos.

5. Por nós que participamos nesta celebração,
para que tenhamos o desejo de viver na graça de Deus
e de a ela voltar, se a viermos a perder,
oremos.

(Outras intenções: Oitavário pela unidade dos cristãos; fiéis defuntos …).

 

Senhor, que, pela boca do vosso Filho,
dissestes que o tempo se cumpriu e está próximo o reino de Deus, dai-nos um coração que saiba responder às surpresas inesperadas do Evangelho.

Por Cristo Senhor nosso.

Check Also

7 de abril de 2024 – Liturgia do 2º Domingo da Páscoa – Ano B

LEITURA I At 4, 32-35 Leitura dos Atos dos Apóstolos A multidão dos que haviam …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.