19 de junho de 2020 – Solenidade do Sagrado Coração de Jesus -Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes

Jesus deu a prova máxima de amor, morrendo por nós. Contemplemos o lado aberto do Senhor, donde brotou sangue e água. O culto ao Sagrado Coração de Jesus tem um fundamento bíblico: “Hão-de olhar para Aquele que trespassaram” (cf Jo 19,37). Deus Pai dignou-se conceder-nos no Coração de Jesus os tesouros inesgotáveis do seu amor misericordioso.

 

O Coração de Jesus é o símbolo não só do amor humano, mas também do amor divino porque em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da divindade!” (Col 2,9) No Coração de Jesus existe o amor eterno e infinito do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Jesus afirmou: “Eu e o Pai somos um só.” (Jo 10, 30) Para nos fazer compreender melhor o amor de Deus Pai pela humanidade, Jesus contou-nos as parábolas da misericórdia, a parábola do filho pródigo (Luc 15,11-32). Jesus veio para os pecadores, para os que sofrem, para os que têm um fardo pesado para levar. Esses ocupam o primeiro lugar no Seu Coração compassivo. Por isso convida-nos: “Vinde a Mim, todos vós que andais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei. Aprendei de mim que sou manso e humilde de Coração!” (Mat 11, 28-29) Aproximemo-nos do Coração de Jesus, quando nos sentirmos esmagados pelo peso nossas culpas. Quando andarmos perdidos, procuremos Jesus, que é “o Caminho, a Verdade e a Vida!” (Jo 14,6) Jesus quer-nos receber na morada do seu compassivo e misericordioso Coração: “Vinde a Mim. Eu vos aliviarei.” Vamos confiantes ao trono da graça e alcançaremos misericórdia!

Como resposta à primeira leitura o povo de Deus canta cheio de confiança: “A bondade do Senhor permanece eternamente!” Este salmo deixa o nosso coração sossegado e tranquilo. Deus, nosso Pai, é clemente, compassivo, paciente e cheio de bondade. Ele perdoa os nossos pecados e cura as nossas feridas. O Seu perdão e o seu amor nos enchem de alegria. “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rom 5,5). Às vezes cantamos: “Inunda meu ser! Inunda meu ser, Espírito Santo de Deus. Em ondas de amor, ah vem sobre mim! Santo Espírito inunda meu ser.” O Amor é o distintivo dos cristãos: “Todos conhecerão que sois meus amigos se vos amardes uns aos outros.” Para o povo da nova aliança o amor ao próximo não fica apenas na ordem dada por Deus no livro do Levítico: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Lev 19,18) Agora, temos um Mandamento Novo: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!” (Jo 13,34)

“Se Deus nos amou assim, também nós devemos amar os nossos irmãos.” O amor é contagioso, diz o Papa Francisco. Santa Teresa do Menino Jesus, Doutora do Amor ajuda-nos a compreender a dinâmica do amor cristão: “Quando o Senhor ordenara ao seu povo que amasse o seu próximo como a si mesmo, Jesus ainda não tinha vindo à terra. Sabendo em que grau se ama a própria pessoa, não podia pedir às suas criaturas um amor maior para com o próximo. Mas quando Jesus deu aos Apóstolos um Mandamento Novo, o Seu mandamento, não fala já de amar o próximo como a si mesmo, mas de o amar como Ele, Jesus, o amou, como o amará até à consumação dos séculos.”

“Jesus fez-me compreender a seguinte palavra do Cântico dos Cânticos: “Atraí-me, correremos ao odor de vossos perfumes”. Ó Jesus, nem é necessário dizer: atraindo-me, atraí as almas que amo. Essa simples palavra: “Atraí-me”, é suficiente. Compreendo-o, Senhor, quando uma alma se deixou cativar pelo odor inebriante dos vossos perfumes, não conseguiria mais correr sozinha; todas as almas que ela ama são arrastadas por ela. Isso se dá sem coacção, sem esforço. O amor atrai o amor, por isso, meu Jesus, o meu se lança para Vós. Para Vos amar como Vós me amais, preciso de me servir do vosso próprio amor. Quanto mais o fogo do amor abrasar o meu coração, tanto mais eu direi “atraí-me”. As almas que se aproximarem de mim correrão com ligeireza ao odor dos perfumes do seu Bem-amado, pois uma alma abrasada de amor não pode ficar inactiva.”

 

Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a protecção do vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder. Conservai puras suas mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios tintos pelo vosso Sangue preciosíssimo. Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do vosso glorioso sacerdócio. Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar os corações dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Amém! (Santa Teresinha)

Check Also

Sínodo 2021-2024: Relatório da Consulta Sinodal da CEP – Segunda fase

Documento elaborado pela Equipa Sinodal da CEP a partir dos contributos das Dioceses e de …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.