14 de setembro de 2019 – Festa da Exaltação da Santa Cruz

Com a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, após a Sua crucificação, a cruz, de objeto de desprezo e patíbulo de infâmia, passou a ter novo significado. Ela é agora motivo de glória e polo de atração para todos os homens. Eis o motivo da festa que hoje celebramos – Festa da Exaltação da Santa Cruz. Somos assim hoje particularmente convidados a olhar para Jesus, que por nosso Amor e em expiação dos nossos pecados, foi pregado na cruz.

“Deus amou o mundo de tal maneira que lhe deu o Seu Filho unigénito para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jesus é esse Amor personificado de Deus, ativo entre os homens, que veio “não para condenar, mas para que o mundo seja salvo”.

1. O sinal da serpente no deserto.

A primeira leitura da Missa de hoje fala-nos da serpente de bronze que Moisés ergueu no deserto por ordem de Deus. Quando os israelitas eram mordidos pelas serpentes venenosas, se olhassem para aquela imagem da dita serpente, ficavam curados. Jesus. no Evangelho compara a Sua crucificação à serpente erguida por Moisés, como fonte de salvação. Quem, com fé, olhar para a imagem de Jesus pregado na cruz, será salvo.

Jesus quer que olhemos para a Sua cruz com fé e piedade. Que sempre saibamos ler esse livro bendito que está ao alcance de todos e que é o crucifixo. Que ali encontremos sempre o remédio para as “mordeduras” do demónio, para o pecado e a fonte da graça e do perdão.

Jesus venceu Satanás na árvore da cruz. Ela passou a ser sinal de vitória.

Por tudo isso devemos fazer muitas vezes o sinal da cruz: ao levantar, ao deitar, ao entrar e sair da Igreja, ou quando formos tentados pelo demónio. É um gesto piedoso, que nos defende do mal e afugenta o inimigo.

2. Deus amou de tal modo o mundo…

A cruz fala-nos do Amor de Deus. Ele “amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu próprio Filho”. Fala-nos do Amor de Jesus que voluntariamente se entregou à morte para nos salvar. “Não há maior prova de amor do que dar a vida por aqueles que se amam”.

É também uma lição viva sobre a maldade do pecado. Como é importante refletir nesta lição, quando tantos perderam a sensibilidade ao pecado! Olhando para Jesus crucificado é-nos dado ver também a maldade do pecado, que ofende a majestade infinita de Deus. A Carta aos Hebreus diz mesmo que aqueles que pecam gravemente, crucificam de novo o Filho de Deus (Cf. Heb 6,6)

3. Importa seguir o exemplo de Jesus.

Jesus, com Seu exemplo, ensina-nos a obedecer sempre à vontade de Deus, que por vezes pode significar esforço e mesmo sacrifício heróico. Tantas vezes encontramos a cruz nos caminhos da vida, nas doenças, nas contrariedades, em tudo aquilo a que o mundo chama desgraças. Se olharmos para Jesus crucificado, essas dores, encontram sentido e achamos mesmo coragem para levar a cruz que o Senhor nos queira dar. Com a cruz de cada dia podemos comprovar o nosso amor a Deus e ajudar a salvar os outros, sendo corredentores com Jesus Redentor. Assim podemos encontrar, mesmo na cruz, alegria verdadeira. Deus abençoa com a cruz.

“Se alguém quer seguir-Me negue-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me” (Lc 9,23). Di-lo Jesus outra vez a nós, como que ao ouvido, intimamente: a cruz de cada dia.

Que a Virgem das Dores, nos ensine a estar sempre bem unidos à cruz de Seu Filho e assim sermos com Ele corredentores da humanidade.

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.