TENDE AS VOSSAS LÂMPADAS ACESAS!

Ter a lâmpada acesa, como Jesus nos recomenda, não é apenas para nos alumiar a nós mesmos, mas para alumiar também os outros. É por isso que, no dia de Pentecostes, são línguas de fogo que vêm reavivar a luz das nossas lâmpadas. Jesus diz aos seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo… Não se acende uma candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquei o vosso Pai, que está no Céu” (Mt 5,14-16).

Não se acende uma lâmpada para se alumiar a si mesma; acende-se para espargir luz. Quem possuísse uma lâmpada e recusasse que dela aproveitassem os que, de noite, caminham penosamente, incorreria em grave culpa. Da mesma forma, a missão do apóstolo – e todo batizado é, por vocação, um apóstolo – é transmitir a luz. Recebeu de Jesus uma luz para alumiar o mundo. Cometeria, por conseguinte, uma falta grave se escondesse essa luz. Por isso, a Igreja é missionária. Ela é compelida pela urgente necessidade de partilhar o que recebeu. São Paulo exclama: “Ai de mim, se eu não proclamar o Evangelho! (1 Cor 9,16). Seria, por exemplo, como recusar um pedaço de pão a uma criança faminta.

Fonte: Revista Rosário

Ano 72| nº 762| outubro de 2016