Renúncias dos algarvios nesta Quaresma revertem para obra da igreja do Rogil

O bispo do Algarve anunciou, na sua mensagem para a Quaresma que tem hoje início, que a renúncia quaresmal deste ano reverterá para a construção da igreja da comunidade do Rogil, da paróquia de Aljezur.

“Há muito que esta comunidade está empenhada em possuir um espaço próprio que responda às suas necessidades mais elementares, ao nível da catequese e do aprofundamento da fé, da celebração do culto, do acolhimento pessoal e da promoção da caridade”, escreve D. Manuel Quintas, exortando “todas as paróquias, particularmente as que possuem melhores condições económicas, à partilha fraterna com esta comunidade, como expressão de comunhão eclesial”.

A construção da futura igreja da comunidade do Rogil, que tem vindo a ser apoiada pela Câmara de Aljezur, teve início em 2012, com o lançamento da primeira pedra decorreu em maio daquele ano. Aquela comunidade celebrou a eucaristia ao longo de 20 anos no pequeno salão da Junta de Freguesia local, emprestado para esse fim. Desde outubro de 2011 deixaram de celebrar ali, passando para o edifício de um antigo supermercado, cedido gratuitamente pelo seu proprietário, para a celebração dominical.

A igreja do Rogil, que depois da construída em plena Costa Vicentina será a primeira do Algarve dedicada a São Vicente, diácono, mártir e padroeiro principal da diocese algarvia, era anseio antigo dos rogilenses.

A futura igreja, em construção num terreno com cerca de 1360m2 cedido pela Câmara de Aljezur a título gratuito em 2009, contemplará também um centro paroquial anexo, casas mortuárias e uma residência paroquial.

A renúncia quaresmal é uma prática habitual na Igreja Católica durante o período que serve de preparação para a Páscoa. Os fiéis são convidados a privar-se de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese.

Fonte: https://folhadodomingo.pt