MERECER A EUCARISTIA

Um dos desafios feitos aos cristãos é o de levarem a missa para a vida. Trata-se de ser sinais visíveis desse amor de Cristo que celebramos.

Uma vez o bispo foi fazer a visita pastoral à paróquia. Como é costume, o programa incluía a visita aos doentes.

Foi a um lugar a cerca de dois quilómetros da igreja e bateu à porta de uma casa pobre e humilde, isolada da povoação. Entrou e foi recebido por uma mulher idosa e doente que lhe disse:

-Porque me visita, Senhor Bispo? Eu já morri.

Tentou perceber estas palavras e ela explicou:

-Não tenho família nem bens para deixar. Por isso, ninguém me visita. Não acha que já morri? Uma visinha passa por aqui, compra-me o que preciso e pago-lhe com a minha reforma. Nesta solidão, não acha que já morri?

O bispo, comovido, disse o que achou melhor naquele momento. Na missa do domingo, com a igreja a abarrotar, subiu ao altar, ficou a olhar em silêncio e depois disse:

-Não sei se devo celebrar a Eucaristia. Vós não mereceis…

As pessoas olhavam umas para as outras. Mas o bispo insistiu:

– Sim, vós não mereceis que celebre convosco a Eucaristia.

Contou então o caso dessa idosa abandonada que visitara na véspera, e falou da insensibilidade dos cristãos que, embora indo à igreja, não praticam o essencial: o amor.

Terminada a celebração, alguém foi ter com o bispo e disse-lhe: «Ainda bem que nos falou dessa senhora. Até julgava que já tivesse morrido».

LAVAR OS PÉS

São João, em vez de narrar que Jesus, na última Ceia, pegou no pão e no cálice de vinho, conta que Ele, a um certo momento, pôs uma toalha à cintura e começou a lavar os pés aos discípulos. No final, disse-lhes: «Vós deveis fazer o mesmo que Eu fiz. O maior de entre vós será aquele que serve».

O serviço fraterno aos irmãos mais necessitados é a maneira de continuar a Eucaristia na vida. Por isso, os que celebram na igreja o memorial de Cristo que dá a vida por amor, devem empenhar-se em praticar o amor e o serviço. Merecem a Eucaristia os que sabem amar como Jesus amou.

 

 

Fonte:

Jornal Valeiro da Imaculada

Ano 55| nº 972 | março de 2015

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.