‘Luz da Paz’, vinda do local do nascimento de Jesus, volta ao Algarve

A ‘Luz da Paz’, trazida da igreja da Natividade, em Belém (Palestina), o local atribuído ao nascimento de Jesus, regressa ao Algarve no fim de semana antes do Natal e estará presente nas paróquias de Albufeira, Ferreiras e São Pedro de Faro.

A tradição da ‘Luz da Paz’ foi iniciada há cerca de 20 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas, promovida pela televisão pública austríaca. Desde então, todos os anos uma criança daquele país é convidada a recolher a luz da igreja da Natividade e, a partir de uma celebração ecuménica realizada em Viena, a distribui-la pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz. Desde 1990 muito difundida pelos escuteiros, a ‘Luz da Paz’ é atualmente recebida em cerca de 25 países.

Assim, no próximo dia 19 deste mês, uma delegação de dirigentes do Agrupamento 98 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e de membros da comunidade do Patacão da paróquia de São Pedro de Faro desloca-se novamente a Espanha para trazer, pelo terceiro ano consecutivo, a ‘Luz da Paz’. Pelas 22h, a lamparina será recebida na igreja matriz de Faro onde terá lugar uma vigília de oração segundo a espiritualidade de Taizé aberta a todas as pessoas que nela queiram participar. No final da celebração, a luz oriunda de Belém será distribuída a todos quantos a quiseram levar nas suas lamparinas, lanternas ou candeias para suas casas, paróquias, instituições, movimentos, organizações, associações ou grupos.

No dia 20, a ‘Luz da Paz’ marcará ainda presença na celebração da eucaristia das 18h, no final da qual será entregue.

A ‘Luz da Paz’ é também, há nove anos, recebida em Albufeira, no âmbito do Acordo de Geminação que a cidade mantém com a sua congénere austríaca de Linz e que representa a aproximação das duas cidades e a solidificação de valores de amizade e solidariedade.

Albufeira vai acolher a chama numa celebração a realizar no dia 20, pelas 18h, na igreja matriz, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos da Silva e Sousa, e do cônsul honorário da República da Áustria no Algarve, Nelson de Melo, após a qual permanecerá no edifício dos Paços do Concelho, no primeiro andar, à disposição de quem queira ir ali acender a sua própria vela.

No dia seguinte, a ‘Luz da Paz’ seguirá para a igreja paroquial de Ferreiras onde será também recebida para uma celebração pelas 16h.

Fonte: Jornal Folha do Domingo

Autor: Samuel Mendonça