Igreja: D. Jorge Ortiga defendeu maior presença de católicos «nos diversos ambientes da sociedade»

«Coragem e a vontade séria de ir contra a corrente» são as atitudes necessárias

Lisboa, 13 dez 2014 (Ecclesia) – D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, defendeu hoje no encerramento da conferência “Dimensão Social da Evangelização no Mundo de Hoje” uma maior presença de católicos “nos diversos ambientes da sociedade”.

“Urge incrementar a presença de católicos nos diversos ambientes da sociedade, nas instituições, na política, na economia e nas finanças”, disse D. Jorge Ortiga na conferência promovida pela Comissão Nacional Justiça e Paz.

Para o arcebispo de Braga, “a Igreja tem algo de importante a dizer e a fazer”, o que “exige a coragem e a vontade séria de ir contra a corrente” e nunca “cristãos anónimos e envergonhados”.

“A Igreja não é estafeta de uma simples doutrina nem a doutrina social é um mero capítulo teórico da sua mensagem. São necessários homens e mulheres concretos que deem corpo e validade à proposta eclesial e evangélica”, sustentou D. Jorge Ortiga.

Na comunicação de encerramento da conferência “Dimensão Social da Evangelização no Mundo de Hoje”, o coordenador do setor da Pastoral Social na Conferência Episcopal Portuguesa referiu que a “Igreja é depositária do Evangelho e urge colocá-lo no coração da humanidade”.

“Evangelizar não é opcional. É, antes, a expressão mais eloquente da missão da Igreja. Daí que seja fundamental centrar toda a ação pastoral no Evangelho, de modo que este seja assimilado pelas pessoas e estruturas”, referiu.

Para o arcebispo de Braga, onde o Evangelho está presente “não é possível pactuar com injustiças, desigualdades, vidas indignas, marginalização, desemprego, violência e tantas outras realidades que a sociedade nos oferece”.

Citando o Papa Francisco, D. Jorge Ortiga sublinhou dois itinerários urgentes: “procurar uma economia ao serviço do Homem e do bem comum e uma democracia inclusiva e participativa”.

“Nem todos os fins justificam os meios. Mas por um deles vale a pena dar a vida: uma humanidade mais igual, mais fraterna e mais solidária”, sustentou.

A conferência “Dimensão Social da Evangelização no Mundo de Hoje” decorreu hoje, no Forum Picoas, em Lisboa, e foi promovida pela Comissão Nacional Justiça e Paz em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal e a Cáritas Portuguesa, contando com a presença do cardeal Oscar Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional.

PR