14 de dezembro de 2014 -3º Domingo do Advento –Ano B

O tema deste Domingo é alegria. Pela Encarnação Deus vem habitar com a humanidade. Alegremo-nos! O Senhor está próximo. Dentro de dias celebraremos o Natal de Jesus, o Emanuel, o Deus connosco.

Jesus, o Messias anunciado

A primeira leitura descreve a alegria do regresso do cativeiro do povo Hebreu. Exilado em Babilónia durante 70 anos, finalmente vai poder regressar a Sião. Que alegria! Os israelitas poderiam exclamar: «É Deus, o próprio Deus que vem salvar-nos!» Até a natureza exulta e se cobre de flores para robustecer a esperança dos vacilantes e dar coragem aos que tinham o coração desanimado.

Nos dias do Messias, anuncia o Profeta, o contentamento será ainda maior! O Messias «há-de abrir os olhos dos cegos, descerrar os ouvidos dos surdos, os coxos saltarão como os veados» e os lábios dos mudos entoarão cânticos de alegria.

João Baptista, veio preparar os caminhos do Senhor. Foi preso pelo rei Herodes. Os seus amigos falam-lhe dos milagres que Jesus vem realizando e fica com a certeza de que em Jesus se cumprem as profecias. O Messias vem libertar a humanidade não só das doenças, mas sobretudo da escravidão do pecado. Os milagres são sinais do Reino de Deus que se caracteriza como sendo um tempo de perdão e de graça, de misericórdia e de redenção para toda a humanidade. Verdadeiramente «é Deus, o próprio Deus que vem salvar-nos.»

A vinda do Senhor

Os cristãos durante o tempo de Advento esperam paciente e jubilosamente a vinda de Jesus. Já veio na humildade de uma simples criança. Virá de novo no fim dos tempos. Aguardamos a sua vinda gloriosa e festejamos o aniversário da sua primeira vinda. Esperamos o Senhor até Ele aparecer! Vem, Senhor Jesus, ó vem de pressa! É este um dos cânticos entoados nas Igrejas, durante o tempo de Advento.

«Dai firmeza aos vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima», escrevia S. Tiago aos cristãos do seu tempo. A proximidade do Natal empresta à Liturgia deste Domingo uma alegria festiva. A humanidade canta a gratidão por todos benefícios que a Encarnação do Verbo nos trouxe. Cumpriram-se as profecias e estamos cheios de consolação. Com o profeta Isaías podemos nós também hoje anunciar com voz de júbilo aos corações desanimados: «tende coragem!» Aí vem o desejado das nações! «É Deus o próprio Deus que vem salvar-nos!»

Em comunhão com o povo da Antiga Aliança e com toda a Igreja dos nossos dias supliquemos com as palavras do salmista: «vinde, Senhor e salvai-nos!»

A alegria do Natal passa não só pelas preparações exteriores que fazemos nas casas, nas igrejas e nas ruas, mas deve passar também pelo acolhimento que fazemos a Jesus na pessoa dos pobres. Com Nossa Senhora e S. José preparemos o presépio do nosso coração onde Jesus sinta o calor do nosso amor fraterno.