Lisboa 2023: Papa elogia Jornada «mais bem preparada» que viu

Francisco fala em experiência «belíssima» em Portugal

Octávio Carmo,  enviado da Agência ECCLESIA no voo papal

Cidade do Vaticano, 06 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa elogiou hoje a organização da JMJ Lisboa 2023, falando na Jornada “mais bem preparada” que viu.

“É impressionante, a quantidade. Bem preparada. Esta foi a mais bem preparada que vi”, referiu aos jornalistas, no voo de regresso a Roma.

Após ter presidido às edições do Rio de Janeiro, Cracóvia e Portugal, Francisco considerou que a participação na edição portuguesa foi “a mais numerosa, em dados concretos, verdadeiros, eram mais de um milhão”.

“Mais ainda, na Missa da noite, da Vigília, calculava-se entre 1 milhão e 400 e 1 milhão e 600 mil. Estes são dados do Governo. Para mim foi belíssima”, acrescentou.

Antes de apanhar o avião, estive com os voluntários, que nem sei quantos eram… 25 mil voluntários, com uma mística, um compromisso que era verdadeiramente belo, belo, belo”.

O Papa sublinhou que os jovens “são uma surpresa”.

“São jovens, fazem criancices, a vida é assim, mas procuram olhar em frente e eles são o futuro. A questão é acompanhá-los, o problema é saber acompanhá-los e que não se cortem das raízes. Por isso, insisto tanto no diálogo entre velhos e jovens, os avós com os netos”, observou.

Foto: JMJ Lisboa 2023

Depois da JMJ em Lisboa, Francisco realçou que “os jovens são religiosos, procuram a fé, não a gnóstica, não a artificial, não a legalista, um encontro com Jesus Cristo, porque isto não é fácil. É uma experiência”.

“Alguns dizem: ah, os jovens nem sempre fazem a vida segundo a moral? Quem nunca cometeu uma falha moral na sua vida? Todos”, indicou, numa conferência de imprensa que apelou ainda à reflexão sobre o “importante tema do suicídio juvenil.

Lisboa recebeu de terça-feira a domingo a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em território português, com a presença de cerca de milhão e meio participantes dos cinco continentes.

No regresso ao Vaticano, o Papa enviou uma mensagem de despedida ao presidente da República, manifestando “profunda gratidão” a Marcelo Rebelo de Sousa e ao povo de Portugal pelo “caloroso acolhimemento e hospitalidade” que recebeu durante a viagem.

Portugal foi o 13.º país a acolher este encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, sob a presidência do Papa; Seul vai acolher a 41ª Jornada Mundial da Juventude, em 2027.

Até hoje houve 15 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).

OC