Legislativas: Conferência Episcopal apela à «participação democrática» e pede clareza aos partidos

Bispos reforçam recomendação de vacinação e medidas de proteção, perante a pandemia

Lisboa, 11 jan 2022 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje à participação dos cidadãos nas eleições legislativas de 30 de janeiro, pedindo “clareza” aos partidos políticos, quanto às propostas para o país.

“Tendo em conta o processo eleitoral em curso, o Conselho apela à participação democrática dos cidadãos no ato eleitoral do próximo dia 30 e pede aos partidos políticos que apresentem com clareza as suas propostas quanto aos grandes problemas da sociedade”, assinala o comunicado conclusivo do encontro deste organismo, que decorreu por via digital.

O texto, enviado à Agência ECCLESIA, apresenta como particulares preocupações da CEP, nesta campanha eleitoral, a atenção “à vida humana e sua salvaguarda integral, às situações de pobreza e coesão económica, às questões da justiça, à desertificação do interior do país, à situação dos imigrantes e aos problemas ambientais”.

O Conselho Permanente reforçou ainda o seu apelo em favor da “importância da vacinação para todos os cidadãos contra a Covid-19” e ao “cuidado reforçado em relação às medidas de proteção nos espaços litúrgicos, tais como o distanciamento previsto nas normas, a higienização e o uso de máscara”.

Este é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.

Os trabalhos desta manhã abordaram dois documentos para aprovação na próxima Assembleia Plenária da CEP, em abril, que estão em “fase de auscultação em ritmo sinodal junto das instâncias diocesanas e de outros organismos eclesiais”: ‘Ministérios laicais para uma Igreja ministerial’ e ‘Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com as Famílias, com as Crianças e com os Adolescentes’.

Está também em preparação uma Nota Pastoral para apresentar a nova edição do Missal Romano, o qual entra em vigor na próxima Quinta-feira Santa.

As próximas Jornadas Pastorais, que vão decorrer de 20 a 22 de junho, abordarão o tema da Sinodalidade, a partir das sínteses das Dioceses e da Conferência Episcopal.

Durante o encontro mensal de janeiro foram ainda feitas duas nomeações: D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, reconduzido como delegado nacional aos Congressos Eucarísticos Internacionais; o padre José Carlos Teixeira Ribeiro, da Diocese do Porto, designado como Assistente Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos, para o triénio 2022-2025.

OC

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.