Fátima: Peregrinação das crianças com recurso a vídeos curtos para «descobrir a alegria»

Devido à pandemia do Covid-19 a peregrinação não se realiza nos moldes tradicionais e foi adaptada para alcançar quem está confinado

Lisboa, 01 jun 2020 (ECCLESIA) – A peregrinação das crianças ao Santuário de Fátima, que este ano não se realiza “nos moldes tradicionais” devido à pandemia, propõe “vídeos curtos para ajuda à meditação” e a “descoberta da alegria” à semelhança de Santa Jacinta. 

“Este ano para ajudar a meditação e acompanhar esta proposta também o santuário produziu vídeos curtos que ajudam a enquadrar o tema de cada semana e uma oração que ajuda cada criança a viver intensamente, neste abrir o coração a Deus à semelhança de Jacinta”, explica a irmã Sandra Bartolomeu à Agência ECCLESIA.

A consagrada, que integra o departamento da pastoral da Mensagem de Fátima do santuário, destaca a proposta diferente neste tempo “Peregrinação do coração: a alegria de ser santo” e espera que as crianças possam “descobrir a alegria que Jacinta conseguiu ao vislumbrar Nossa Senhora”. 

Como é nome da proposta a “alegria de ser santo”, que consigam descobrir a mesma alegria que Jacinta conseguiu vislumbrar, a mesma beleza de Nossa Senhora e querer, como ela, colaborar na salvação de todos, dando-se totalmente, descobrir a beleza deste caminho, que também é de intensidade”.

Todos os anos, o Santuário propõe um caminho de preparação para a peregrinação das crianças, durante o mês de maio, e este ano teve de se adaptar “para estar ao alcance de quem está confinado a casa”, sendo a “essência de peregrinar, o que acontece dentro de nós”.

“Espero que os peregrinos possam olhar com gratidão o muito que Deus trabalhou em cada família e poder trazer para esta nova fase de retomar as celebrações”, aponta.

ndo ao encontro da celebração do centenário da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e do centenário da morte de Santa Jacinta Marto – duas efemérides que o Santuário comemora em 2020, o itinerário é proposto através de uma banda desenhada a ser completada pelas crianças, disponível em suporte digital para ser descarregada e impressa, que pretende proporcionar um itinerário interior em cinco etapas.

SN/OC

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.