DEUS FALA PELA VIDA

A Bíblia traz a mensagem de Deus para as pessoas. Ele tem falado em todas as épocas e de diversas maneiras: através de factos da vida do povo de Deus, por atitudes humanas e, pessoalmente, em Jesus Cristo (Hb 1,1-2).

Deus tem um recado para nós. Ele fala ao coração de cada pessoa usando a linguagem da vida. Deus é revelado pelo testemunho de vida de quem vive na justiça e no amor.

A Bíblia ajuda-nos a refletir sobre os factos da vida (Sl 77 (78), 1-4). Os factos são as palavras que Deus usa para se comunicar connosco.

Para entender bem o recado, é preciso conhecer profundamente a vida. Observando a vida, tornamo-nos capazes de ouvir e responder ao chamamento de Deus (Hb2,1).

Primeiro, Deus fala pela vida do povo. Em seguida, o povo conta e recorda como descobriu Deus na vida. Só depois é que esses factos são escritos, para ajudar a memória e para ensinar aos filhos e netos quem é o Deus da vida.

Quando os factos da vida se tornam texto escrito, não nos podemos esquecer da vida que veio antes do texto. Deus falou primeiro na vida! Ler o texto e esquecer a vida é o mesmo que ler uma receita e esquecer de preparar a comida.

A receita é uma ajuda para preparar a comida que mata a fome. A receita não mata a fome! Do mesmo modo, só a Palavra escrita não revela Deus. Ela precisa ser entendida e praticada hoje (Mt 7,24-25).

-Para que serve ler a Bíblia?

– De que outras formas Deus nos fala hoje?

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.