Igreja do Algarve promove jornada de formação litúrgica sobre a santidade

A Igreja do Algarve realiza no próximo sábado, 10 de janeiro, a anual Jornada de Pastoral Litúrgica, este ano dedicada ao tema “A Liturgia, fonte e escola de Santidade”.

Promovida pelo Departamento da Pastoral Litúrgica da Diocese do Algarve, a iniciativa volta a ter lugar no Centro Pastoral de Ferragudo com início pelas 9.30h.

Do programa constam duas conferências, a primeira sobre o tema “A ‘Sancrosactum Concilium’: da memória aos desafios pastorais na Diocese do Algarve” e a segunda sobre o culto dos santos na liturgia da Igreja. “Avaliaremos a memória de todo o percurso diocesano em que se procurou aplicar a reforma conciliar da Constituição sobre a Sagrada Liturgia e dos desafios que a mesma ainda hoje sugere assim como refletiremos e aprofundaremos o culto dos santos na Liturgia da Igreja”, explica a organização, acrescentando que a parte da tarde será dedicada ao tema concreto do encontro, desenvolvido numa “Escola de Ministérios”.

A formação destina-se a todos os que exercem algum serviço nas paróquias no âmbito da pastoral litúrgica (leitores, ministros extraordinários da comunhão e animadores da assembleia dominical, cantores e músicos e acólitos) e catequistas.

A inscrição nesta formação, que deverá ser feita nos Serviços Diocesanos de Pastoral através do telefone 289807590, custa cinco euros, sendo pago ainda o almoço (10 euros) caso a refeição seja tomada no Centro Pastoral.