Deus chama-nos à conversão

Deus criou um mundo onde há lugar para todos. Somos colaboradores da obra de Deus. Essa mensagem também está no centro da Bíblia.

Somos semelhantes a Deus. Como Ele, somos livres para viver a vida do jeito que quisermos e assumir a responsabilidade pelos nossos atos (Gn 1.26-27).

A pessoa sai das mãos de Deus incompleta. Durante sua vida, vai-se completar a si mesma. Essa é a diferença que existe entre o ser humano e as outras criaturas de Deus.

Enquanto as outras criaturas nascem, vivem e morrem como manda a natureza, o ser humano é chamado a fazer escolhas e a tomar decisões. Ele pode escolher a vida ou a morte, a felicidade ou a infelicidade (Dt 30,15).

Para se completar a si mesma, a pessoa precisa da liberdade. Ser livre é ser capaz de construir a própria história. Deus ama-nos e faz-nos livres para amar.

Oprimir é tirar a liberdade das pessoas. É a ação que vai contra todo o projeto amoroso de Deus. A Bíblia conta como o povo de Deus, no decorrer da sua história, enfrentou todo o tipo de opressão.

Contra a opressão, o único remédio é a conversão (Mt 3,2). Conversão é mudar de vida, do egoísmo e do individualismo para a liberdade e o amor aos irmãos.

Na vida fraterna, não há opressão de um sobre o outro. Todos são iguais e se completam mutuamente, na busca do bem comum. Não há Reino de Deus sem mudança de vida e sem transformação da sociedade!

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.