Construtores de um mundo melhor

  1. No decurso da História, o uso dos bens materiais corrompeu-se com graves defeitos, porque os homens, afetados pelo pecado, caíram muitas vezes em muitos e graves erros, acerca do verdadeiro Deus, da natureza do homem e dos princípios da lei moral. Daí corromperem-se os costumes e as instituições humanas e não raro a própria pessoa humana ser tratada com desprezo. 
  2. Mesmo no nosso tempo não poucos, confiando excessivamente no progresso das ciências e da técnica, caem numa espécie de idolatria dos bens temporais, dos quais se tornam escravos em vez de senhores. Importa por isso trabalhar para que os homens se tornem capazes de restabelecer a ordem dos bens terrenos e de os ordenar por Cristo para Deus. 
  3. Os leigos devem assumir, como encargo próprio, a restauração da ordem temporal e agir nela de modo direto e concreto guiados pela luz do Evangelho e pelo pensamento da Igreja e impelidos pela caridade cristã; como cidadãos cooperar com os outros cidadãos, com a sua competência especial e a sua responsabilidade própria, procurando em toda a parte e em tudo a justiça do Reino de Deus. 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.