Igreja Já abriram as inscrições para famílias no Algarve que queiram receber jovens que vão à JMJ 2023

O Comité Organizador Diocesano (COD) do Algarve da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 divulgou esta semana as inscrições para as famílias que pretendam receber peregrinos que venham participar nos ‘Dias na Diocese’, a semana entre 26 e 31 de julho, que antecede aquele encontro em Lisboa.

Os ‘Dias nas Dioceses’ implicará a integração dos participantes vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. “São como um caminho de preparação para os peregrinos e comunidade anfitriã para a vivência dos dias da JMJ”, explica o COD, acrescentando que “os jovens vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento nos dias anteriores à JMJ Lisboa” e que “podem ficar a conhecer melhor a região e as pessoas que os acolhem, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da Jornada, em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas, de modo a poderem fazer uma verdadeira experiência de Igreja, evangelização e missão”.

O Algarve, que “acolherá previsivelmente 10.500 peregrinos” de todo o mundo para participar nos ‘Dias na Diocese’, já tem confirmada a vinda de jovens do Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Polónia, Uruguai e Zimbabué. “Os nossos objetivos pastorais relativos aos ‘Dias na Diocese’ são proporcionar aos peregrinos uma experiência enriquecedora de fé, conhecimento e partilha da região e do povo do Algarve, e oferecer, igualmente, aos algarvios a possibilidade de experienciar e vivenciar esta Igreja universal com a partilha de vida daqueles que nos visitam”, acrescenta o COD, lembrando que a organização do evento é da sua competência com as paróquias, as suas equipas locais e ainda com a colaboração dos municípios e outras entidades.

“Dado o contexto algarvio, com limitações logísticas (voluntários, espaços, transportes) inerentes à época alta de turismo, a equipa do COD Algarve definiu concentrar as atividades dos ‘Dias na Diocese’ em 4 centros de atividades: Faro, Loulé, Tavira e Portimão, representativos na altura das 4 vigararias existentes”, adianta a organização, acrescentando que “o centro de atividades de Portimão ficou a cargo da comunidade ‘Chemin-Neuf’”, que naquela cidade realizará um festival de juventude para cerca de 5.000 participantes de cerca de 40 países e que “não ficarão diretamente à responsabilidade do COD”.

“Portanto, as atividades propostas nos ‘Dias na Diocese’, da responsabilidade do COD Algarve, decorrerão em Faro, Loulé e Tavira, todavia isto não significa que o alojamento em famílias de acolhimento seja limitado apenas a estas cidades; este é aberto a toda diocese, mediante a garantia de transporte”, acrescenta aquele organismo, adiantando que Faro deverá receber cerca de 2.000 jovens, Loulé o mesmo número e Tavira cerca de 1.500.

O COD divulga que para aquela semana “foi concebido um programa com cinco pilares, transversais a todas as dioceses: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio”, “sendo que este é adaptado à realidade e oferta de cada centro de atividades”. Entre as atividades conta-se um dia livre para visita a locais de referência, Eucaristias cada dia preparadas por um grupo/língua diferente, encontros de partilha de culturas, um roteiro cultural pelas igrejas, museus, galerias, monumentos, espetáculos de grupos/associações de cada cidade, trabalho social e ambiental, uma “Festa de Verão” e um “evento central” para toda a diocese com Eucaristia de envio, concertos e espetáculos.

O COD informa que haverá duas modalidades de alojamento para os jovens participantes: ou acolhidos em famílias ou em espaços coletivos de dormida, tais como escolas e pavilhões municipais.

O que é necessário para ser família de acolhimento?

O COD explica que “cada família tem de acolher um mínimo de 2 peregrinos por família/casa”, que “as famílias deverão disponibilizar uma área adequada para que os peregrinos possam pernoitar, com um mínimo de 2 m2 por peregrino”. “Em todo o caso, não haverá obrigatoriedade de fornecer cama individual”, refere, acrescentando a necessidade de “disponibilizar um local para higiene diária” e de “garantir os pequenos-almoços e ocasionalmente alguma refeição principal”. “Em casos de residência fora das cidades que serão os centros de atividades (Faro, Loulé e Tavira) é imprescindível garantir todos os dias o transporte de manhã (início das atividades) e à noite (fim das atividades). Para estes casos, o contacto com autarquias pode ser uma possibilidade para esta garantia”, complementa-se, acrescentando que “não é necessário saber falar o idioma dos peregrinos”. “O mais relevante é que a família tenha a disponibilidade de acolher os peregrinos com generosidade e de forma calorosa, contribuindo para tornar a sua experiência memorável”, destaca o COD, explicando que “os responsáveis de cada casa devem ser adultos”.

Inscrição das famílias de acolhimento

O COD refere ainda que, “em conjunto com outras 8 dioceses foi desenvolvida uma plataforma para os ‘Dias na Diocese’ com vista a uma melhor organização de todos os dados necessários relativos às famílias de acolhimento, espaços de acolhimento e peregrinos estrangeiros”.

A inscrição das famílias candidatas proceder-se-á através desta plataforma, onde é necessário registar um login e seguidamente preencher uma ficha com os dados necessários. “Nos casos onde, por alguma razão técnica, este procedimento não é possível, deve-se pedir auxílio ao COD Algarve ou a algum responsável juvenil da paróquia para que o preenchimento desta ficha seja feito por outrem ou via telefone”, acrescenta o COD, que elaborou ainda um vídeo explicativo.

Fonte: https://folhadodomingo.pt