Cidade de Faro vai realizar vigília de oração pelo fim da guerra na Ucrânia

A cidade de Faro vai realizar amanhã, 28 de fevereiro, uma vigília de oração pelo fim da guerra na Ucrânia.

A iniciativa é promovida pelas paróquias farenses, será presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e terá lugar na igreja de São Pedro pelas 21h.

O bispo do Algarve manifestou ontem a sua solidariedade para com o povo ucraniano e apelou ao fim da guerra na Ucrânia.

D. Manuel Quintas falava na Eucaristia a que presidiu no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana), em Loulé, por ocasião da celebração do Dia de BP (Baden-Powell), fundador mundial do escutismo, pelos escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.

Já hoje o bispo diocesano voltou a referir-se à guerra, “para a qual não há explicação”, que “deixa a todos perplexos”. “Como é que é possível em pleno século XXI – com tanto progresso a todos os níveis, inclusivamente na redação de princípios inspiradores da vida humana, das relações internacionais, dos direitos que estão consagrados a todos os níveis, na ONU – enveredar por um caminho destes, de uma guerra?”, questionou o bispo do Algarve na missa a que presidiu em Alcoutim no encerramento da ‘Missão País’ naquele concelho.

D. Manuel Quintas lembrou que “uma guerra que é sempre uma loucura pelas consequências que tem a todos os níveis”. “Não queremos estar distraídos em relação ao sofrimento do povo ucraniano, às famílias desfeitas, a tantos mortos, a tantos feridos, àqueles que têm de fugir com o coração apertado e os filhos ao colo, deixando para trás tantos familiares, inclusivamente as esposas e os maridos”, desenvolveu.

“Partilhamos o sofrimento também de todo o povo ucraniano que está entre nós, no Algarve. Queremos sentir-nos próximos deles. Vamos ter alguma iniciativa nesse sentido, mesmo a nível diocesano, mas já hoje queremos ter esta intenção presente na eucaristia para evocar o dom da paz. Sem paz é difícil haver progresso, crescermos como pessoas humanas. É possível darmos as mãos. Peçamos ao Senhor que purifique o nosso coração e o coração humano de todos para que nos deixemos guiar e inspirar por princípios de paz, de reconciliação, de perdão e de amor”, concluiu.

Fonte: https://folhadodomingo.pt