4 de janeiro de 2015 – Solenidade da Epifania do Senhor

Outrora os Magos foram ao encontro de Jesus. Também nós queremos encontrá-l’O. Por isso incluimos em cada Domingo a participação na Santa Missa. Ele vem ao nosso encontro. Recebamo-l’O com Fé e com todo o amor do nosso coração.

Jesus nasceu em Belém

No Antigo Testamento o Povo Eleito esperava o Messias (primeira leitura). Alguns não aguentavam essa ansiedade e abandonavam a prática religiosa. Outros mantinham-se firmes na esperança.

E o Senhor veio. Rei e Senhor de todo o Universo, não tem uma casa para nascer…No entanto Jesus é recebido com todo o amor e carinho. Maria e José tinham preparado tudo em Belém numa manjedoira por não terem lugar na hospedaria (Lc 2, 7). Os anjos cantam em Seu louvor. Os pastores levam-Lhe o que fazia falta naquelas condições. E mais, muitas mais pessoas encetaram a caminhada para Jesus. É normal…A notícia do Seu nascimento chegou a toda a parte.

Também os Magos vieram ao Seu encontro(evangelho).Viagem difícil e atribulada… Precisam de se informar. Há uma estrela que os guia. E lá chegam, cansados mas com uma felicidade indescritível. Encontrar o Salvador do Mundo, oferecer-Lhe os seus presentes, Adorá-l’O, que bom, que sublime!…

Jesus está sempre connosco

Vamos também nós ao Seu encontro! Não precisamos de caminhar até Belém…Temo-l’O aqui presente na Eucaristia. É o mesmo que os Magos contemplaram. Nunca nos cansemos de estar com Ele. Recebamo-l’O na Sagrada Comunhão. Visitemo-l’O muitas vezes no Sacrário da nossa Igreja.

Depois não será difícil regressar a nossas casas por outro caminho. O caminho percorrido por São Paulo que, após ter encontrado Jesus, Lhe consagrou toda a vida no apostolado (segunda leitura).

Jesus é o Salvador do Mundo

Procuremos afastar a injustiça, o crime, a guerra, o aborto, a pedofilia, a eutanásia, o homossexualismo, o pecado…

A luta pelo respeito da dignidade das pessoas, a defesa dos inocentes, a companhia aos desprezados e abandonados, o auxílio aos pobres e miseráveis, a ajuda aos doentes, a oração pelos que partiram à nossa frente, o amor sincero a Deus e ao próximo serão as preocupações constantes da nossa vida. Assim o mundo será melhor pois a luz de Cristo o iluminará.

Contemos com a intercessão dos anjos e dos santos. Maria Santíssima e São José estão connosco para que vivamos agora e sempre com o Senhor.

Estamos felizes por termos encontrado o Senhor e O termos recebido em nosso coração. Com Maria Santíssima e São José vamos levá-l’O agora a todos os que no mundo O querem amar para cumprirem a Sua vontade.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.