2 de novembro de 2022 – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Ontem foi um dia tão bonito! Celebrámos aqueles que na Terra viveram segundo a vontade de Deus: Todos os Santos.

Muitos que hoje, dia de Fiéis Defuntos, recordamos com saudade também são santos. Pedimos ao Senhor pelos que se purificam no Purgatório, acreditando que rezam sem cessar por nós os que já se encontram no Céu.

 

Deus quer-nos felizes

Deus criou-nos por amor. Gosta muito de nós. Quer a nossa salvação. Por isso enviou o Seu Filho ao mundo para nos salvar. E Jesus salvou-nos, dando a vida por nós, pregado na Cruz.

Quem contempla o mistério da Cruz sente-se seduzido por Jesus de quem jamais se quer separar.

Aconteceu assim com todos os santos que ontem celebrámos. Eles dizem-nos para não desanimarmos. Também tiveram dúvidas e incertezas na sua vida. Mas venceram e hoje vivem felizes no Céu, rezando ao Senhor para permanecermos firmes na Fé a fim de nos juntarmos a eles quando o Senhor, Pai misericordioso, nos vier buscar.

 

Dia dos Fiéis Defuntos

Hoje recordamos todos os que viveram antes de nós e já partiram à nossa frente. São os Fiéis Defuntos. Esta recordação, presente durante todo o ano, é vivida com mais emoção neste mês de Novembro, mês das Almas.

Recordamos em primeiro lugar familiares, amigos e os que não têm quem reze por eles…

Uns estão a preparar a felicidade celeste, purificando-se no Purgatório. Outros já se encontram felizes no Céu. Agradecem a nossa lembrança e oração, pedindo ao Senhor pela nossa salvação.

É reconfortante sabermos que não estamos sós. No Céu, no Purgatório ou na Terra nós somos a família dos filhos de Deus.

Agradecemos ao Senhor o dom da Fé que nos leva a viver em comunhão de santos.

Ao meditarmos na Palavra que o Senhor nos dirigiu nas Leituras desta Missa, cada um de nós quer rezar pelos que partiram à frente para a Casa do Pai.

 

Para todos, um ramo de flores

Senhor, hoje vou colocar um ramo de flores na campa dos bebés que não chegaram a nascer e seriam as flores mais lindas dos mais lindos jardins da Terra.

Senhor, hoje vou colocar um ramo de flores na campa das crianças que tiraste deste mundo antes de serem corrompidas pela maldade de tantos homens.

Senhor, hoje vou colocar um ramo de flores na campa dos jovens cujos sonhos nunca chegaram a concretizar-se porque os vieste buscar na idade mais bela da vida.

Senhor, hoje vou colocar um ramo de flores na campa daquela mãe que morreu quando seus filhos eram pequeninos e daquele pai que morreu de desastre quando se dirigia para o trabalho a fim de ganhar dinheiro para os filhos não morrerem à fome.

Senhor, hoje vou colocar um ramo de flores na campa daquela velhinha que morreu abandonada por aqueles a quem tanto amou.

Senhor, hoje vou colocar um ramo de flores na campa do soldado que morreu na guerra decretada por aqueles que não quiseram viver em paz.

Senhor, hoje vou colocar um ramo de flores na campa daqueles que perderam a vida por causa do Teu reino.

Senhor, hoje vou colocar um ramo de flores na campa onde um dia meu corpo será sepultado quando me levares para o Céu…

E que prodígio maravilhoso! Estes ramos de flores não murcharão jamais. Serão transformados na oração mais sentida que, por intercessão de Maria Santíssima, Te oferecerei, Senhor!…

Check Also

28 de abril de 2024 – 5º Domingo da Páscoa – Ano B

“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”. No quinto Domingo da Páscoa, a Liturgia …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.