16 de julho de 2021 – Nossa Senhora do Carmo

A Igreja celebra neste dia a memoria de Nossa Senhora do Carmo, e louva à Santíssima Trindade pelo amor maternal que nos é dispensado por meio de Maria. Uma manifestação desse amor são as promessas que a Mãe de Deus quis ligar à imposição do escapulário da Ordem do Carmo. 

1.     A proteção maternal de Nossa Senhora

 A inteira História da Salvação é a História do Amor misericordioso de Deus para com os seus filhos. O profeta Zacarias, na primeira leitura de hoje, anima os judeus recém-chegados da deportação de Babilónia com o desejo de reiniciar a sua vida em Jerusalém. Eram muitas as dificuldades que se lhes deparavam para poder reconstruir o templo, adaptar-se à nova vida e restaurar a cidade. Deus quis acender os corações dos seus filhos na esperança, e lhes promete que Ele habitará no meio do seu povo e que muitas nações hão de aderir ao Senhor. São palavras dirigidas a consolar e alegrar, o Povo eleito, perante as dificuldades de aqueles momentos, mas que apontam ao tempo messiânico da Nova Aliança. O texto de Zacarias cumpre-se em plenitude no novo Povo de Deus.

 Deus nunca abandona os seus filhos, e o seu Amor providente nos envolve com múltiplas expressões. Mas desde que as palavras iniciais de esta leitura, “Exulta e alegra-te filha de Sião”, foram pronunciadas, de novo, por S. Gabriel, Deus determinou que o seu Amor, a sua Graça, cheguem ate nos por Maria. Passados mais de quinhentos anos do anúncio de Zacarias, aquando da reconstrução do templo, a “filha de Sião” que será a Mãe do Redentor, escuta o anúncio que a irá tornar Mãe de Cristo e Nossa Mãe.

 A presença maternal de Nossa Senhora junto dos seus filhos, é a expressão permanente do Amor com que Deus cuida da sua Igreja. Mas, por vezes, esse Amor adquire manifestações extraordinárias como são determinadas intervenções e aparições, que a Igreja aprovou como revelações privadas.

 A festa que celebramos hoje prende-se com uma de essas manifestações da Mãe de Deus. Temos de recuar no tempo até o ano de 1251. A História conta que precisamente no dia 16 de Júlio, o Superior Geral da Ordem dos Carmelitas, S. Simão Stock, orava pedindo à Nossa Senhora que não desamparasse a sua Ordem. Nessa altura eram muitas as dificuldades e provações que se abatiam sobre eles, e Simão sabia bem que o caminho para as superar era Aquela a quem a comunidade estava consagrada. A Virgem Santíssima lhe apareceu, em quanto orava, no convento de Cambridge, trazendo nas mãos o Escapulário (peça que forma parte do hábito) carmelita. Com ternura maternal lhe dirigiu as seguintes palavras: “Recebe, filho queridíssimo, este Escapulário da tua Ordem (…). É um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, uma aliança de paz e de proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele não sofrerá o fogo do inferno”.

 Os Papas, desde então, confirmaram sempre que pode ser acreditada como certa esta promessa maternal de Nossa Senhora.

 

2.     O escapulário e a “vontade do Pai que está nos Céus”

Nosso Senhor, na passagem do Evangelho que acabamos de proclamar, indica claramente qual é o caminho para ser cristãos: “fazer a vontade do Pai que está nos Céus”. Só assim somos cristãos, de Cristo, e formamos parte da Sua família. Como bem sabemos, estas palavras se aplicam em grau máximo à Santíssima Virgem. Ela, sempre unida a Jesus, foi a criatura que de modo mais perfeito cumpriu a vontade do Pai. Por isso todas as intervenções da Providencia, por meio de Nossa Senhora, têm como fim encaminhar os seus filhos a uma plena adesão aos planos divinos. As palavras que dirige aos servos em Caná, “fazei tudo o que Ele vos disser” resumem o que de melhor deseja para eles e o objeto de todas as Suas intervenções.

A devoção do escapulário do Carmo, e o chamado privilégio sabatino a ela ligado, mais não são do que caminhos que conduzem à Cristo e à perfeita obediência ao Pai. Amar Nossa Senhora, manter viva a sua presença é com que escutar permanentemente aquele “fazei tudo o que Ele vos disser”, que ao mesmo tempo é um resumo da vida da Mãe de Deus.

 Assim, tudo o que nos aproxima de Maria aproxima-nos de Jesus Cristo, e seguir Jesus Cristo é cumprir, com a Sua graça, a vontade do Pai.

É verdade que o escapulário é só uma devoção piedosa que não é necessário viver para ser um bom cristão. Mas a devoção à Nossa Senhora e a identificação com Jesus Cristo e a Sua obediência ao Pai, sim são necessárias. E a devoção ao escapulário do Carmo é uma ajuda preciosa para incorporar na nossa vida esses elementos essenciais da vocação cristã. Além disso leva unidas promessas de abundante misericórdia. Mesmo assim, para nada serviria o escapulário, se a pessoa a quem foi imposto não procurasse viver em obediência ao que Deus lhe pedir. Esta devoção é simplesmente uma ajuda para caminhar agarrados pela mão de Nossa Senhora, em seguimento de Jesus Cristo.

Lembro agora um episódio que ouvi contar a um padre que foi superior de um seminário durante muitos anos. A esse seminário chegou um rapaz cheio de entusiasmo por ser padre, pois via claramente que era essa a vontade de Deus. Passado o tempo ficou gravemente doente, mas não quis sair do seminário, pois sabia que a vontade de Deus era que aí permanecesse. Tinha um grande amor a Deus, a Nossa Senhora, ao sacerdócio, e ao seminário. Acabou por morrer, e a sua última vontade foi ser enterrado no pátio que se via desde a janela do seu quarto. Assim fizeram. Algum tempo depois foi necessário realizar obras, e o caixão do antigo seminarista teve de ser trasladado para outro lugar. Quando abriram o caixão, só ficavam os ossos. Tudo tinha apodrecido. Mas encontraram duas coisas que permaneciam intactas, como no dia do enterramento: o colarinho da batina de seminarista e o escapulário do Carmo. O colarinho era de plástico, pelo que se compreende que não se degradasse, mas o escapulário era de lã, e só milagrosamente se tinha conservado intacto. O padre que estava presente, sendo ainda superior do seminário, teve a certeza de se tratar de um sinal de que a promessa feita a S. Simão Stock se tinha cumprido na pessoa de aquele bom rapaz.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.