Portugal: «Economia de Francisco» prepara nova temporada do podcast «Terra a Terra» com «histórias reais»

«Queremos contar histórias reais de pessoas que já vivem a ‘Economia de Francisco’» – Maria do Carmo Vitorino

Lisboa, 15 jul 2020 (Ecclesia) – O movimento ‘Economia de Francisco Portugal’ está a preparar a segunda temporada do Podcast ‘Terra a Terra’, “mais prática e concreta”, com exemplos do quotidiano, depois de “desmistificar” os conceitos propostos pela iniciativa.

“Queremos contar histórias reais de pessoas que já vivem a ‘Economia de Francisco’ nos seus dias, nas suas vidas, nas suas empresas, no meio político, na educação”, disse hoje Maria do Carmo Vitorino à Agência ECCLESIA

A jovem da equipa do Podcast ‘Terra a Terra’, um projeto realizado em parceria com a ACEGE Next (o núcleo jovem da Associação de Cristã de Empresários e Gestores), adianta que esta semana se reuniram para “celebrar” a primeira temporada e pensar no futuro.

“Queremos que as próximas temporadas sejam mais práticas e concretas, exemplos do dia-a-dia, pessoas que venham contar histórias da sua vida”, acrescenta.

Maria do Carmo Vitorino explica que o nome do podcast “foi um processo demorado”, porque queriam um nome que fosse “um bocadinho mais além” do que ‘Economia de Francisco’, e ‘Terra a Terra’ traz “um olhar que é muito além sobre a terra”.

“A ‘Economia de Francisco’ fala sobre a terra, a sustentabilidade, mas este ‘terra a terra’ vai grão a grão, passo a passo, estamos constantemente a criar e a tentar chegar a uma economia mais humana, mais justa, mais inclusiva e sustentável. Queríamos que ficasse a ideia da sustentabilidade, que é muito importante, mas também de ser um caminho, de irmos construindo”, desenvolve.

A primeira temporada tem sete episódios, disponíveis online, preparados com a preocupação de apresentar conteúdo “intemporal”, que “não esteja desatualizado” dentro de cinco anos, por exemplo.

“Queríamos desmistificar o que é a ‘Economia de Francisco’, quem nunca ouviu falar sobre ela pode ficar a perceber bastante”, assinalou Maria do Carmo Vitorino, exemplificando que se abordaram as aldeias temáticas do evento, os “dois Franciscos” – o Papa e São Francisco de Assis – e a encíclica ‘Laudato Si’.

‘De um evento para um movimento’ foi o título escolhido para esta temporada do podcast ‘Terra a Terra’, que, segundo a entrevistada, foi o que aconteceu após o Papa ter convocado os jovens para um encontro em Assis, que por causa da pandemia se realizou online, em novembro de 2020, e Portugal foi o quarto país com mais participantes.

“Este projeto é algo diferente porque toca a todos. O Papa quis reforçar isso logo no início, são os jovens que lideram – ele diz que têm um novo olhar – mas é uma economia para todos, para crentes e não crentes, ‘para todos os homens e mulheres de boa vontade’, e não é por acaso que já chegou ao mundo inteiro”, salienta Maria do Carmo Vitorino, jovem da ‘Economia de Francisco Portugal’.

Também estão a ser dinamizadas diversas iniciativas por todo o mundo, como a masterclass ‘Ecologia Integral’, que se vai realizar hoje pelos meios online, em parceria com o Fórum Mundial da Alimentação (WFF), divulga o portal ‘Vatican News’.

O objetivo é falar de ecologia integral do ponto de vista da ‘Economia de Francisco’ e conta com o testemunho de duas lideranças indígenas da América do Sul: Ingrid Gómez Neuque (Neukye Guate), da Organização Nacional Indígena de Colômbia e membro da Comissão da Verdade, e Patrícia Gualingua, das mulheres Sarayaku, povos indígenas da floresta equatorial.

CB/OC

Check Also

25 de Julho de 2021 – Dia Mundial dos Avós e dos Idosos – Kit Pastoral

[clicar na ligação em baixo  para ver os seguintes documentos] Mensagem do Papa Francisco em …