Gaudete

Com todas as suas consequências, a pandemia tem colocado à prova, de formas distintas, a nossa condição humana. É extremamente complexo encontrar motivos de júbilo nestes longos meses, mas os valores do catolicismo e a própria fé têm sido para muitos um porto-seguro que potencia o rejuvenescimento do ânimo e da esperança. A alegria na tribulação pode parecer estranha ou bizarra, sobretudo quando o sofrimento de tantos parece não ter fim. Contudo, trata-se de uma alegria interior, alimentada por uma fé dinâmica que olha pelo Outro, mesmo que seja muito diferente de nós.

Estes tempos exigem de cada um, nas suas actividades pessoais e profissionais, uma renovada alegria, vivida interiormente e que possa ser transmitida aos que connosco se cruzam. Tal como Jesus foi tantas vezes ao encontro, assim também nós imitemos esse movimento para estarmos mais próximos.

A verdadeira sabedoria não é tanto sobressair nas nossas acções individuais, mas conseguirmos, acima de tudo, ser generosos com os demais. Na verdade, a alegria, nutrida pela generosidade, é tão mais forte se se replicar no coração dos outros.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: Joaquim Pinheiro, Diocese do Funchal

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.