Seminarista algarvio vai ser instituído acólito

O seminarista algarvio Fernando Rafael Rocha vai ser instituído acólito no próximo dia 4 de janeiro.

A frequentar o 6º ano do curso de Teologia, Fernando Rafael Rocha vai ser instituído no ministério no decurso da celebração eucarística das 10h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, a sua terra natal.

A instituição, agora pedida pelo seminarista, é um passo para a sua futura ordenação presbiteral, uma vez que constitui um pressuposto para ela. Por outro lado, reforça a intenção do candidato de orientar a sua vida, o caminho de formação humana e de fé e o aperfeiçoamento espiritual para a ordenação sacerdotal, respondendo ao apelo de Deus.

Instituído acólito, Fernando Rafael Rocha completará, a segunda etapa que precede a terceira e última, – o diaconado –, antes da ordenação sacerdotal.

O serviço do acólito centra-se, de maneira particular, na eucaristia que aquele que é instituído neste ministério passa a distribuir a todos, particularmente àqueles que não podem abeirar-se dela como os doentes.

Recorde-se ainda que o Fernando Rafael Rocha foi instituído no ministério de leitor em abril deste ano.

Fonte: Jornal Folha do Domingo

Autor: Samuel Mendonça