24 de maio de 2015 – Solenidade de Domingo de Pentecostes

Terminamos hoje o «grande Domingo Pascal», celebrado ao longo destes 50 dias de alegria para toda a Igreja, pela presença do Senhor ressuscitado no meio de nós.

O Espírito Santo que hoje celebramos continua a presença de Deus entre nós, renovando-nos, purificando-nos, alegrando-nos, tornando-nos homens novos.

VIVER NO ESPÍRITO

A presença do Espírito na vida da Igreja é uma realidade inefável e esquecida. O Espírito é a vida da Igreja. É a sua alma, é a «alma da nossa alma». O Espírito ensina-nos a saborear as coisas de Deus. O Espírito torna-nos divinos. Consagra-nos. Torna-nos sagrados envia-nos em missão.

O Pentecostes continua hoje. Não é um acontecimento do passado. O Espírito ainda hoje Se continua a manifestar. Ele é santificador, cura-nos, purifica-nos, fortalece-nos, anima-nos. Temos que habituar-nos a viver no Espírito, pelo Espírito. Ele ensina-nos com segurança o caminho de Deus.

O Espírito habita o nosso ser de batizados. Ungiu-nos, consagrou-nos, sagrou-nos interiormente. Temos que descobrir esta presença em nós. A nossa alma é um santuário onde Deus habita pelo Espírito. Do Espírito em nós surge uma vida nova que necessariamente se tem de comunicar aos nossos irmãos.

AÇÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA

O Espírito leva-nos a compreender a Palavra. Jesus di-lo aos Apóstolos: «Vou enviar-vos o Meu Espírito, que vos ensinará todas as coisas». Perceber o espírito verdadeiro da Palavra de Deus é ação do Espírito em nós e na Igreja. O Espírito é a sabedoria de Deus. Leva-nos a fazer a experiência de Deus sobretudo através da meditação da Palavra do Senhor.

O Espírito é o grande evangelizador. É Ele que faz crescer o Reino de Deus em nós. É Ele que sintoniza em nós a Palavra do Evangelho. O Espírito move-nos por dentro, abre-nos à ação da Graça. Converte-nos, anima-nos e dá-nos o gosto do apostolado.

O Espírito gera Cristo em nós e na Igreja. Faz nascer e crescer em nós Jesus, os seus gestos, a sua Palavra, o Seu modo de vida. Esta é a obra da nossa santificação, identificar-nos com Cristo.

O Espírito Santo é o agente dos Sacramentos da Igreja. É Ele que Os realiza, gera Cristo, transmite a Sua ação.

Quanto mais abertos estivermos ao Espírito, mais dóceis seremos à ação de Deus, mais progrediremos na santidade.

Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo nos caminhos da vida e procuremos, para isso, manter-nos recolhidos, para melhor ouvirmos as Suas inspirações.