24 de maio de 2015 – Solenidade de Domingo de Pentecostes

Terminamos hoje o «grande Domingo Pascal», celebrado ao longo destes 50 dias de alegria para toda a Igreja, pela presença do Senhor ressuscitado no meio de nós.

O Espírito Santo que hoje celebramos continua a presença de Deus entre nós, renovando-nos, purificando-nos, alegrando-nos, tornando-nos homens novos.

VIVER NO ESPÍRITO

A presença do Espírito na vida da Igreja é uma realidade inefável e esquecida. O Espírito é a vida da Igreja. É a sua alma, é a «alma da nossa alma». O Espírito ensina-nos a saborear as coisas de Deus. O Espírito torna-nos divinos. Consagra-nos. Torna-nos sagrados envia-nos em missão.

O Pentecostes continua hoje. Não é um acontecimento do passado. O Espírito ainda hoje Se continua a manifestar. Ele é santificador, cura-nos, purifica-nos, fortalece-nos, anima-nos. Temos que habituar-nos a viver no Espírito, pelo Espírito. Ele ensina-nos com segurança o caminho de Deus.

O Espírito habita o nosso ser de batizados. Ungiu-nos, consagrou-nos, sagrou-nos interiormente. Temos que descobrir esta presença em nós. A nossa alma é um santuário onde Deus habita pelo Espírito. Do Espírito em nós surge uma vida nova que necessariamente se tem de comunicar aos nossos irmãos.

AÇÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA

O Espírito leva-nos a compreender a Palavra. Jesus di-lo aos Apóstolos: «Vou enviar-vos o Meu Espírito, que vos ensinará todas as coisas». Perceber o espírito verdadeiro da Palavra de Deus é ação do Espírito em nós e na Igreja. O Espírito é a sabedoria de Deus. Leva-nos a fazer a experiência de Deus sobretudo através da meditação da Palavra do Senhor.

O Espírito é o grande evangelizador. É Ele que faz crescer o Reino de Deus em nós. É Ele que sintoniza em nós a Palavra do Evangelho. O Espírito move-nos por dentro, abre-nos à ação da Graça. Converte-nos, anima-nos e dá-nos o gosto do apostolado.

O Espírito gera Cristo em nós e na Igreja. Faz nascer e crescer em nós Jesus, os seus gestos, a sua Palavra, o Seu modo de vida. Esta é a obra da nossa santificação, identificar-nos com Cristo.

O Espírito Santo é o agente dos Sacramentos da Igreja. É Ele que Os realiza, gera Cristo, transmite a Sua ação.

Quanto mais abertos estivermos ao Espírito, mais dóceis seremos à ação de Deus, mais progrediremos na santidade.

Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo nos caminhos da vida e procuremos, para isso, manter-nos recolhidos, para melhor ouvirmos as Suas inspirações.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.