Visita ao Algarve da imagem de N. Sra. de Fátima será de 6 de dezembro a 1 de janeiro

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que iniciou no passado dia 13 de maio uma peregrinação de 12 meses às dioceses portuguesas e virá ao Algarve em dezembro deste ano, chegará no dia 6 desse mês da diocese de Beja.

A visita da imagem, realizada no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das aparições em Fátima, prolongar-se-á até ao dia 1 de janeiro de 2016, seguindo depois para a diocese de Santarém.

O programa da visita, cuja proposta foi dada a conhecer ao Conselho Presbiteral da Diocese do Algarve do passado dia 26 de maio, está neste momento a ser elaborado, devendo a celebração de acolhimento da imagem ser feita no dia 6 de dezembro em Faro, provavelmente no largo do Carmo, seguindo depois em procissão até à Sé.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma nota a respeito desta iniciativa, na qual desafiam as dioceses do país a acolher de forma “calorosa” e com “profundidade” de fé a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que se prolonga até maio de 2016.

Os responsáveis católicos consideram que esta é uma oportunidade para que Portugal possa ver a força de uma “Igreja em saída”, que quer ir “ao encontro” de todos, e de cada comunidade ou família retomar “a esperança” que por vezes parece “vacilar no meio dos dramas e incertezas do tempo presente”.

Nesse texto, os bispos sublinham que “a força da fé cristã e o modo como ela se vive” no país “não seriam os mesmos” sem a afirmação da “espiritualidade de Fátima”.

Ela é hoje “parte integrante” na “expressão da fé” das comunidades católicas, “em todos os recantos” de Portugal, das zonas rurais às urbanas, do mundo mais simples ao mais desenvolvido”.

Para os prelados, a Mensagem de Fátima é “plenamente conforme ao Evangelho de Jesus Cristo” e contém em si todos os “elementos constitutivos do cristianismo”.

Daí que ela esteja “no coração da Igreja”, realça a CEP, recordando “as peregrinações dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI” à Cova da Iria, “bem como de inúmeros membros do episcopado, do clero e cristãos do mundo inteiro”.

A imagem que vai percorrer o país é a que foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário no ano de 2003 e que percorreu o mundo na década de 50 do século XX. Recorde-se que a imagem de Nossa Senhora de Fátima esteve no Algarve nas décadas de 40 e 50 e, mais recentemente, visitou todas as paróquias do Algarve entre 2007 e 2009, no âmbito do programa pastoral de seis anos que a Igreja algarvia viveu entre 2006 e 2012.

Por outro lado, a imagem que chega em dezembro ao Algarve já visitou em agosto do ano passado o Carmelo algarvio, no Patacão (concelho de Faro) no âmbito de uma peregrinação que pretendeu envolver também as comunidades contemplativas na celebração do Centenário das Aparições de Fátima.

com Ecclesia