Corpo de Deus celebra-se no próximo domingo

A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, vulgarmente conhecida por Corpo de Deus, celebra-se, normalmente, 60 dias depois da Páscoa, na quinta-feira a seguir ao primeiro domingo depois do Pentecostes.

Neste contexto, a celebração que se assinalava hoje com o Dia Santo do Senhor passou a ser celebrada no domingo seguinte, este ano a 7 de junho, depois de estabelecido entre o Governo português e a Santa Sé que o feriado em dia de semana seria “suprimido temporariamente, por cinco anos”, ou seja até 2017.

Também na Diocese do Algarve, pelo terceiro ano consecutivo desde a suspensão do feriado, a solenidade volta a ser celebrada ao domingo. Assim, no próximo domingo, a festividade será assinalada nas diversas paróquias algarvias, com particular destaque nas de Faro, por ser presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

O programa tem início na igreja matriz de São Pedro com a adoração eucarística, às 14h conduzida pela paróquia de São Luís, das 15h às 16h pela paróquia da Sé, das 16h às 17h pela paróquia de São Pedro e das 17h às 17.30h pelas crianças da catequese.

Às 17.30h terá início a oração de vésperas, presidida pelo bispo do Algarve, seguida da procissão daquela igreja para a Sé, concluindo-se a mesma em frente à escadaria com oração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Fonte:

www.folhadodomingo.pt