Vaticano: «Mensagem de Jesus é desconfortável e inconveniente» – Papa Francisco

Pontífice presidiu à recitação do ângelus na festa do primeiro mártir, Santo Estêvão

Cidade do Vaticano, 26 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje que a mensagem de Jesus “é desconfortável e inconveniente” porque “desafia o poder religioso mundano e provoca as consciências”, ao assinalar a festa litúrgica do primeiro mártir, Santo Estêvão.

“Após a sua vinda, é necessário converter-se, mudar a mentalidade, abandonar o pensamento anterior”, disse o pontífice desde a janela do apartamento pontifício no Vaticano.

O Papa explicou que Santo Estêvão “permaneceu agarrado” à mensagem de Jesus até sua morte e as suas últimas orações tornaram-se fiéis às pronunciadas por Jesus na cruz: “Senhor Jesus, aceita meu espírito” e “Senhor, não lhes atribua esse pecado”.

“As palavras de Estêvão só foram possíveis porque o Filho de Deus veio à terra, morreu e levantou-se por nós; antes desses eventos eram expressões humanamente impensáveis”, observou Francisco.

Perante as pessoas reunidas para este tradicional encontro no dia a seguir ao Natal, o pontífice argentino realçou que Jesus é o mediador e “reconcilia não só com o Pai” mas também as pessoas porque é “a fonte do amor”.

“Abre para a comunhão com nossos irmãos removendo todo o conflito e ressentimento. Os ressentimentos são maus, magoam e Jesus remove tudo e faz-nos amar uns aos outros”, desenvolveu sobre o que é o “milagre de Jesus”.

Neste contexto, o Papa disse para pedir a Jesus que “ajude a assumir essa dupla atitude de confiança no Pai e amor ao próximo” porque “transforma a vida e torna-a mais bonita, mais frutífera.”

No ângelus na festa do primeiro mártir, o pontífice realçou a ligação “muito forte” do nascimento ao céu do primeiro mártir com a celebração do nascimento de Jesus, esta segunda-feira.

“Santo Estêvão colocou os líderes do seu povo em crise, porque ‘cheio de fé e do Espírito Santo’, firmemente acreditava e professava a presença de Deus entre os homens. Ele sabia que o verdadeiro templo de Deus é agora Jesus”, explicou sobre o santo acusado de “pregar a destruição do templo de Jerusalém”.

Depois da oração mariana, Francisco, na “alegria cristã que decorre do Natal de Jesus”, agradeceu a presença de fiéis e turistas na praça de São Pedro e renovou os desejos “de paz e serenidade”.

“Uma saudação especial aos fiéis da peregrinação nacional ucraniana: abençoo todos vocês e seu país”, destacou.

O Papa expressou ainda “sinceros agradecimentos” pelas muitas mensagens que recebeu nas últimas semanas: “Que o Senhor os recompense com sua generosidade.”

CB

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.