UMA TROCA DE AMIZADE

Estamos a comemorar o Vº centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila, uma religiosa espanhola do século XVI, reformadora da ordem do Carmelo. Escreveu vários livros acerca da oração pessoal.

Ela definiu assim a oração: «Uma troca de amizade feita muitas vezes a sós com Deus, pois sabemos que somos por Ele muito amados».

Não só Teresa de Ávila, mas também outros santos, experimentaram a oração como um diálogo amoroso entre duas pessoas que se amam e se escutam atentamente.

Carlos de Foucauld, quando vivia como eremita no deserto em Tamanrasset (Saara), ajoelhava-se antes do nascer do sol, abria os Evangelhos e perguntava: «Senhor, que me tens a dizer?» Depois lia e meditava longamente.

Em seguida, fechava o livro e do seu coração saíam louvores e súplicas.

PAZ INTERIOR

Há por aí muita gente à procura de paz interior. Os cristãos encontram essa paz na oração. Se ela é uma troca de amizade, haverá muitos métodos de rezar. E os melhores são geralmente os mais simples.

A oração será feita habitualmente a partir dos Evangelhos. Lê-se atentamente um texto, interrompe-se, retoma-se de novo. As palavras de Jesus iluminam a inteligência, aquecem o coração e orientam o nosso agir.

Contudo, há outras formas mais breves: repetir uma jaculatória, fazer atos de fé, de esperança ou de caridade. Há ainda outras formas muito populares de oração, como a recitação do terço do Rosário, durante o qual se medita nos mistérios da vida de Cristo, tendo como «fundo musical» a recitação da Avé Maria.

O importante é afastar-se do ruído e da agitação, retirar-se para um espaço de silêncio e voltar-se para Deus. Numa troca de amizade, faremos a experiência da doçura e da força do seu amor.

 

Fonte:

Jornal Cavaleiro da Imaculada

Ano 55| nº 971| fevereiro de 2015

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.